A Grande São Luís vai amanhecer, nessa sexta-feira (30), com o sistema de transporte coletivo totalmente paralisado. Rodoviários da capital e da região metropolitana iniciam uma greve a partir da meia-noite, interrompendo o atendimento ao público em protesto por um novo reajuste salarial.
A paralisação ocorre após quatro rodadas de negociações sem acordo entre os trabalhadores e os empresários do setor. Segundo a categoria, as propostas apresentadas pelas empresas não atenderam às reivindicações previstas na Convenção Coletiva de Trabalho de 2026, protocolada em novembro do ano passado.
A confirmação da greve foi feita nesta quinta-feira (29) pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (STTREMA). O último encontro entre as partes aconteceu às 15h e contou com a participação de representantes dos sindicatos patronal e dos rodoviários, além da Agência Estadual de Mobilidade Urbana, do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Governo, da Prefeitura de São Luís e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Mesmo com a mediação de órgãos públicos, não houve consenso entre as partes, o que levou à deflagração do movimento grevista. Com isso, milhares de usuários do transporte público devem ser impactados pela paralisação total do sistema na região metropolitana.
Até o momento, não há previsão para a retomada do serviço, e novas rodadas de negociação podem ser convocadas para tentar encerrar o impasse.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/rodoviarios-entram-em-greve-e-transporte-coletivo-de-sao-luis-paralisa-a-partir-dessa-sexta-feira/
