20 de setembro de 2025
Romaria Caminho de São José de Ribamar acontece neste sábado,
Compartilhe:

Neste sábado, a partir das 19h30, acontece a Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar. A peregrinação sairá da Praça da Matriz da Cohab e seguirá rumo ao Santuário, com momentos de oração diante das imagens do Caminho de São José. Este ano, a festa tem como tema: “São José, peregrino de esperança, farol de caridade”, em referência ao ano jubilar (2025).

Essa romaria é um dos ápices do festejo que iniciou neste mês e vai até o dia 28 de setembro, com a romaria de encerramento. A programação inicia com a concentração em frente a Igreja de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, na Cohab (que está temporariamente interditada devido a um rompimento da fachada durante obras estruturais no templo). A partir daí, os romeiros seguirão a tradição de caminhar ao longo da MA-201, Caminho de São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão até o Santuário de São José de Ribamar. São 21 km de caminhada, realizada em aproximadamente 7h, durante toda a madrugada. A novidade é que, em 2024, a MA-201 passou a se chamar “Caminho de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão”, a partir da aprovação da lei 12.359, de 17 de julho de 2024.

A novidade é que, em 2024, a MA-201 passou a se chamar “Caminho de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão”. – (Foto: Divulgação)

A Missa de encerramento será às 4h da manhã, já do dia 21 (domingo), na Concha Acústica, em frente à Matriz. Durante o percurso da Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, haverá oito paradas de 10 minutos cada uma, para orar diante das imagens do Caminho de São José, colocadas na MA 201.

Participante há vários anos da Romaria, a aposentada Mariana Pereira, 69 anos, disse que participar da romaria é um exemplo de fé. “Eu desejo que Deus me dê saúde para participar dessa romaria ainda por muito tempo. A cada ano que faço esse caminho e que reverencio São José, sinto que minha fé é fortalecida”, disse.

No dia 28, às 16h, acontece a Romaria de encerramento, com a Bênção de envio no Santuário do padroeiro do Maranhão. A romaria sai do Santuário, seguindo pela Avenida Gonçalves Dias até o Cruzeiro, retornando para ao Santuário, onde acontece a missa solene de encerramento às 18h. Nesse dia as missas ocorrem às 6h, 8h30, 11h, 13h e 15h; bênção da Romaria de Encerramento às 16h; Missa Solene às 18h; Show de encerramento às 20h30.

Antes, no dia 27, acontece a procissão Marítima Romaria Marítima, cujo percurso é Santuário – Porto do Vieira – Porto do Barbosa – Santuário.  O Santuário também acolhe romarias independentes. As missas diárias são às 8h, 11h, 15h, 17h e 19h. Os batizados, aos sábados e domingos, às 10h.

Sobre o festejo

Segundo o pesquisador Antônio Miranda, as homenagens a São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, se iniciaram ainda no século XVII, quando se registrou a fundação da cidade. “os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família já eram veneradas por índios que viviam no lugar”.

O primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”. Em 2024, a festa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/romaria-caminho-de-sao-jose-de-ribamar-acontece-neste-sabado-20/