
“Uma luz no fim do túnel”. É esta a expectativa que vivem, neste momento, Sampaio Corrêa e Moto Club, os dois clubes de maiores torcidas do futebol maranhense, em torno da possível volta às competições nacionais da CBF em 2026. Tudo porque o presidente da entidade, em entrevista à imprensa do Sul, voltou a afirmar que haverá uma grande reformulação na Série D do Campeonato Brasileiro, com o aumento do número de clubes no próximo ano. As mudanças também vão alterar as copas do Brasil e Nordeste.
Os cálculos do projeto acenam para uma provável inclusão de cinco clubes do Maranhão no novo formato que deverá ser apresentado com maiores detalhes dentro de 60 dias. A intenção é ter uma nova Série D com 96 equipes, distribuídas em 16 grupos de seis e prevê ainda que os 32 clubes melhores colocados na edição anterior (2025) terão suas vagas garantidas no ano seguinte.
Maranhão, Imperatriz e Sampaio Corrêa se classificaram para a segunda fase neste ano, e assim garantiriam vagas. Com isso, podem surgir mais duas para o nosso futebol: IAPE, terceiro na classificação do Estadual deste ano, e o Moto, quinto lugar.
De acordo com a proposta existente, a fase de grupos teria turno e returno, sendo 10 jogos para cada clube. Os líderes de cada chave avançariam para a terceira fase, enquanto aguardariam outros 16 times da segunda fase. Essa fase teria as equipes que ficaram em 2º e 3º colocados nos grupos.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/sampaio-e-moto-podem-disputar-serie-d-de-2026/