27 de julho de 2025
Secap faz balanço positivo do Orçamento Participativo 2025: “Transparência e
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) avaliou de forma positiva o ciclo de audiências públicas do Orçamento Participativo 2025, encerrado nesta quarta-feira (23), na Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), em Imperatriz.

A última escuta reuniu moradores e representantes de nove municípios da região Tocantina, consolidando um processo que percorreu todas as regiões do Maranhão e envolveu os 217 municípios maranhenses.

Coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Orçamento Participativo contou com o apoio institucional da Secap, que atuou diretamente na mobilização e articulação das lideranças regionais, por meio de suas superintendências.

A coordenadora das Superintendências Regionais da Secap, Cristiane Bacelar, destacou o papel da secretaria para o êxito das escutas. “O envolvimento dos nossos superintendentes regionais foi definitivo para o sucesso das audiências. Quero agradecer muito pelo empenho de todas e todos em mais uma ação bem-sucedida. A participação significativa do povo do Maranhão mostra que a população quer ser ouvida, prioriza a democracia e valorizou a iniciativa do governador Carlos Brandão de fortalecer esse processo transparente e democrático que vai garantir a melhor aplicação dos recursos públicos.”

Ao longo de dez anos, o Orçamento Participativo se consolidou como ferramenta legítima de escuta social no Maranhão. Nesta edição, a atuação conjunta entre Sedihpop, Seplan e Secap garantiu a articulação institucional necessária para o amplo alcance das escutas, que mobilizaram lideranças comunitárias, gestores municipais, movimentos sociais e a sociedade civil.

Para o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira, o engajamento popular é um reflexo da orientação do governo em ampliar os canais de participação social: “O governador Carlos Brandão tem nos orientado a apoiar todas as ações que ampliem a participação social e fortaleçam o protagonismo popular nas decisões de governo. Por isso temos dado esse apoio à Sedihpop e Seplan, e esse trabalho conjunto tem gerado bons frutos, com a participação efetiva da população. A transparência e a Democracia venceram”, disse o secretário.

A presença da Secap nos territórios, por meio das superintendências regionais, foi destacada também por gestores e parceiros como fator essencial para o sucesso do OP 2025. Ao todo, foram realizadas 32 audiências públicas em todas as regiões do estado, consolidando o Maranhão como referência nacional em iniciativas de orçamento participativo e transparência governamental.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/07/secap-faz-balanco-positivo-do-orcamento-participativo-2025-transparencia-e-democracia-venceram/