25 de setembro de 2025
Seduc fortalece educação indígena no Maranhão com investimentos e requalificação
Compartilhe:

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já reformou mais da metade das escolas da rede estadual em apenas dois anos e oito meses. Até o momento, 580 unidades, de um total de 1.067, foram recuperadas e modernizadas, e mais obras estão previstas no cronograma da pasta até o fim do próximo ano.

O trabalho abrange todas as regiões do estado e contempla as escolas indígenas. As obras, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), garantem estrutura física de qualidade para o ensino. Já foram reformadas 14 escolas indígenas e outras 62 serão beneficiadas: 34 unidades estão recebendo visitas técnicas, 26 têm projetos em fase de elaboração e orçamento, além de uma obra em execução e outra a ser iniciada.

Os investimentos na Educação Escolar Indígena focam o fortalecimento e a qualificação do ensino e, além da reforma dos prédios, incluem a contratação de professores e a distribuição de alimentação escolar. As ações preveem, ainda, a entrega de mobiliário e equipamentos, como armários, carteiras universitárias, fogão industrial, freezer e kits de cozinha.

Para a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, o conjunto de iniciativas demonstra o compromisso da gestão estadual com o avanço da educação no Maranhão, que, ao longo da última década, promoveu uma verdadeira transformação nos indicadores da área.

“Estamos avançando com ações concretas para levar infraestrutura digna a todas as escolas. Quando falamos de educação indígena, o investimento vai além da melhoria de infraestrutura. Nosso compromisso é integral: vai da reforma dos prédios à entrega de mobiliário, passando pela merenda escolar e, principalmente, pela valorização dos profissionais, com a contratação de centenas de professores específicos para essa modalidade de ensino. Cada uma dessas ações representa um passo importante para oferecer educação de qualidade, respeitando a cultura dos nossos povos originários e construindo uma política educacional indígena fortalecida”, afirmou Jandira Dias.

Para todos os maranhenses

Em todo o estado, as ações contemplam esferas que influenciam o aprendizado, como a alimentação escolar, hoje composta por refeições balanceadas e de qualidade, e não apenas lanches; e o transporte escolar, com ampliação do repasse financeiro aos municípios, mediante recursos do Tesouro Estadual em complemento ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), entre outras iniciativas.

O Governo do Maranhão tem promovido uma verdadeira revolução na educação com uma série de programas, destaque para o Educação de Verdade, que tem entre seus objetivos fortalecer a segurança alimentar, garantir o deslocamento dos alunos até a escola e dar apoio tecnológico nas atividades pedagógicas, o que inclui a conectividade da classe estudantil com entrega de tablets para os estudantes e chromebooks para os professores.

Outro importante programa que tem mudado a realidade da educação é o Maranhão Alfabetizado, voltado para a redução do analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. A iniciativa mobilizou diversas regiões do estado e incluiu a contratação de alfabetizadores que deram início às aulas no começo deste ano.

Com a expansão do Programa Mais Integral, foram implementadas novas escolas de tempo integral, ampliando o acesso a um ensino de qualidade e formações voltadas aos gestores municipais, fortalecendo o modelo pedagógico e a gestão dessas instituições.

Todas essas ações impactam diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes maranhenses das mais diversas regiões do estado.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/09/seduc-fortalece-educacao-indigena-no-maranhao-com-investimentos-e-requalificacao-de-estrutura-das-escolas/