
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) inicia nesta terça-feira (1º), execução do Plano de Educação Ambiental com foco nas espécies ameaçadas de extinção. As ações acontecem na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e nas escolas da rede municipal até sexta-feira (4), mobilizando educadores, estudantes e a população em geral para fortalecer o compromisso com a educação ambiental.
A agenda inclui capacitações, reuniões, oficinas educativas e atividades comunitárias voltadas para a formação de estudantes, professores e da comunidade em geral. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade local.
Essas ações fazem parte do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, que integra o PAT Meio Norte, um instrumento para mitigar os impactos ambientais na Amazônia e no Cerrado e promover diálogos e atividades práticas para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da biodiversidade local.
A ação faz parte do Projeto Pró-Espécies: Todos Contra a Extinção, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e execução pelo WWF-Brasil. O projeto tem como meta reduzir as ameaças e melhorar a conservação de pelo menos 290 espécies criticamente ameaçadas no Brasil.
Durante a programação, serão trabalhadas ações educativas e de conscientização sobre algumas espécies criticamente ameaçadas de extinção na região, como:
Crax fasciolata pinima – Uma das aves mais ameaçadas da região, alvo da caça e da destruição de habitat.
Rinorea villosiflora – Árvore encontrada exclusivamente na Floresta de Terra Firme de Açailândia (MA), sob risco devido à exploração madeireira.
Erythroxylum ayrtonianum – Espécie arbustiva encontrada em expedições realizadas em Imperatriz, ameaçada pela degradação ambiental.
Programação
- 01/04 – Reunião ampliada ‘Troca de Saberes para a Justiça Climática e a Educação Ambiental com foco nas espécies ameaçadas de extinção
- Local: UAB das 14h às 17h
- 02/04 – Atividade com a comunidade externa
- Local: UAB das 08h às 12h e das 14h às 17h
- 03/04 – Formação para professores
- Local: UAB das 08h às 21h;
- 04/04 – Atividades com crianças e oficinas educativas
- Local: Escola Municipal João Paiva das 08h às 11h e Escola Municipal Pedro Abreu das 14h às 17h.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/03/sema-promove-capacitacao-em-imperatriz-sobre-especies-ameacadas-de-extincao/