
São Luís (MA) – O território do Quilombo Urbano Liberdade, um dos mais vibrantes e simbólicos redutos culturais do Maranhão, sediará no dia 26 de abril de 2025, o Seminário “Cultura e Resistência no Quilombo Liberdade”, das 8h às 13h, na Escola Municipal de Tempo Integral Negro Cosme (Antigo Matadouro) – R. Corrêa de Araújo, nº 400 – Liberdade. A iniciativa celebra a conclusão do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e reafirma o compromisso com a valorização da identidade e da memória cultural do território.
O seminário contará com falas institucionais, lideranças comunitárias, pesquisadores e gestores públicos, além de mesas de diálogo com temas como fomento à cultura, financiamento de projetos culturais e a apresentação do Projeto Prospera, do Instituto Equatorial, voltado à geração de renda em comunidades tradicionais.
A iniciativa visa, ainda, capacitar os detentores culturais para elaboração de projetos e políticas públicas, reconhecendo a comunidade como guardiã das memórias e protagonista da preservação cultural.
O evento é aberto ao público e voltado especialmente para os grupos culturais do Quilombo Liberdade, acadêmicos, estudantes, gestores culturais e pessoas interessadas na valorização do patrimônio imaterial maranhense.
Composto pelos bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus, Diamante e Sítio do Meio, o Quilombo Urbano Liberdade foi reconhecido oficialmente como território quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2019, sendo símbolo de resistência e um importante polo de expressões culturais afrodescendentes em São Luís.
Como culminância desse processo, o seminário terá como destaques o lançamento oficial do Relatório INRC 2023 (edição impressa), a distribuição gratuita dos exemplares à comunidade, além da entrega simbólica de mais de 100 placas de identificação cultural que foram fixadas nas sedes das manifestações mapeadas, ação que visa dar visibilidade, promover o pertencimento e estimular o turismo cultural e comunitário na região.
Ao fim do evento, será realizado a inauguração simbólica de seis das mais de 100 placas de identificação cultural que estão sendo instaladas nas sedes das manifestações mapeadas, como forma de homenagear os grupos culturais e valorizar sua presença no território. Os locais escolhidos representam diferentes bairros que compõem o Quilombo Urbano Liberdade e ilustram a diversidade das expressões culturais existentes.
Confira a programação completa:
8h00 às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h00 – Abertura Solene (falas institucionais e lideranças culturais)
9h00 às 9h30 – Mesa 1: “Instituto Equatorial – Projeto Prospera” – Facilitadora Coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Braga;
9h30 às 10h10 – Mesa 2: “Fomento e financiamento para grupos culturais” – Facilitadora Mariana Cronemberger;
10h10 às 10h30 – Perguntas dos Participantes
10h30 às 10h50 – Lançamento da Publicação e Encerramento
10h50 às 11h20 – Coffee Break e Entrega da Publicação
11h30 – Saída para o descerramento das placas de identificação cultural
Parcerias e Apoios
Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/04/seminario-cultura-e-resistencia-no-quilombo-liberdade-discute/