
De quarta-feira (27) até sexta-feira (29), o Sesc realiza a 4ª Jornada Literária em Raposa. Com uma programação lúdica e para as diferentes faixas etárias, o evento acontece na Quadra Sesc Comunidade, escolas de Raposa, CRAS, Teatro Sesc e Cinema Sesc.
Durante três dias, vão ser realizadas contações de histórias, performances e espetáculos, exposições, bate papo com autores maranhenses e de outros estados, oficinas, relançamentos de livros, exibições de filmes e muitas atividades educativas gratuitas para estudantes, professores e a comunidade de Raposa.
O evento conta com a parceria das editoras Paulus e O Mundo de Sophia, além do apoio da Prefeitura Municipal de Raposa, Associação de Rendeiras de Raposa, da Casa de Cultura Josué Montello e Junior Achievement Maranhão (JA Maranhão).
Participaram da solenidade de abertura a Diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro; a gerente do Sesc Deodoro, Vanessa Oliveira; Chefe de Cultura do Sesc Deodoro, Betânia Pinheiro; o prefeito e vice-prefeito de Raposa, Eudes Barros e Márcio Greick; a secretária municipal e também a secretária adjunta de Raposa, Verismar Gomes e Francisca Trindade; Rita Oliveira, coordenadora da Feira do Livro de São Luís e a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Sousa.
A Jornada Literária acontece até esta sexta, 29 de agosto, das 9h às 17h, e promete despertar em cada participante o encanto pela leitura. O objetivo central dessa iniciativa do Sesc é incentivar o hábito da leitura, aprofundar o conhecimento sobre textos e desenvolver habilidades de interpretação e pensamento crítico em estudantes e participantes de diversas idades.

Promovendo o contato entre autores, leitores e obras literárias; o intercâmbio de saberes e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, nesta edição a Jornada Literária ampliou a programação e promete uma verdadeira imersão no mundo da literatura.
Fazem parte da agenda da Jornada Literária apresentações musicais, contações de histórias, performances e espetáculos, bate papo com autores maranhenses e de outros estados, exposições, relançamentos de livros, palestras, performances, BiblioSesc, estação de jogos, pintura facial e stands de livros. Essas atividades interativas, que despertaram o gosto pelos livros, abordarão temáticas relevantes como empreendedorismo, a arte do cordel e liderança e protagonismo juvenil.
Dentre os destaques da programação, estão a performance “23 minutos” e Bate Papo Literário com Wellington Sabino/MG, oficinas literárias “Com 3 letras eu conto que ler é também voar” e “Chuva dos sonhos” com Elaine Pasquali Cavion/RS e palestra “Literatura e afetos em tempos digitais” com Michele Coelho – JA Maranhão.
A Jornada Literária em Raposa impacta positivamente na comunidade, reforçando a importância da leitura como ferramenta de transformação e desenvolvimento pessoal. Em sua 4ª edição, o evento se tornou um ponto de encontro para troca de conhecimentos e experiências literárias, contribuindo para o fortalecimento do senso crítico.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/sesc-realiza-a-4a-jornada-literaria-em-raposa/