2 de janeiro de 2026
Setur-MA capacita mais de 3,8 mil profissionais do turismo em
Compartilhe:

O ano de 2025 foi marcado por uma ampla agenda de formações voltadas à capacitação de condutores, guias de turismo e trabalhadores da cadeia turística em todo o Maranhão. De acordo com balanço da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), mais de 3.800 profissionais participaram de cursos e atividades formativas promovidas ao longo do ano por meio do programa Mais Qualificação, Mais Turismo.

Executado pela Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, o programa contempla empreendedores, colaboradores de serviços turísticos e comunidades locais dos 10 polos turísticos maranhenses. As ações incluem cursos presenciais e a distância, com foco na formação inicial e continuada dos trabalhadores do setor. Todas as capacitações são gratuitas e oferecem certificação ao final.

“O turismo é uma importante ferramenta para a geração de renda e movimentação econômica. Nossa missão é atuar em várias frentes para promover os nossos destinos e atrair visitantes de todo o mundo para o Maranhão. Quando ofertamos qualificação para os agentes do turismo, estamos investindo na melhoria do atendimento e recepção dos turistas que visitam o nosso estado”, avalia a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Outra frente de capacitação da Setur-MA é coordenada pela Superintendência do Polo Lençóis e Delta, com foco no desenvolvimento do turismo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e no Delta do Parnaíba. Ao longo de 2025, foram ofertados cursos como Condução de Passeios em Ambientes Naturais, Qualidade no Atendimento e Informações Turísticas.

As formações atenderam condutores e guias de turismo que atuam em municípios como Barreirinhas, Santo Amaro, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Paulino Neves, Tutóia, Araioses e Água Doce do Maranhão.

“Em 2025, atingimos quase 4 mil pessoas qualificadas, distribuídas nos 65 municípios turísticos do estado. Estamos direcionados a trabalhar com diversas pessoas dos polos turísticos do Maranhão que querem ou que já trabalham com o turismo no Estado”, destaca o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro.

Em 2025, a Setur-MA também lançou o Curso Inglês Instrumental para o Turismo do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A formação foi voltada a trabalhadores de hotéis, pousadas, restaurantes, meios de hospedagem, guias de turismo e monitores de espaços culturais.

Gratuito e totalmente online, o curso foi ministrado em setembro, com carga horária de 100 horas, incluindo videoaulas, apostilas, atividades, artigos e fóruns de interação, com foco no atendimento a visitantes estrangeiros.

“Nós temos uma plataforma onde foi lançado esse curso e estamos acompanhando os alunos. É um número bem interessante de participantes que já estão concluindo essa formação introdutória em inglês”, ressalta Antônio Castro.

Já no fim de outubro, uma nova parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur-MA) viabilizou o Curso Condutor de Visitantes em Ambientes Naturais.

Voltado a guias e profissionais que atuam na condução de visitantes no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o curso abordou o plano de manejo da unidade, regras de condução, portarias vigentes e critérios para atuação como condutor na região. A programação incluiu ainda aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, com simulados de situações de urgência e emergência médico-hospitalar.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2026/01/setur-ma-capacita-mais-de-38-mil-profissionais-do-turismo-em-2025-no-maranhao/