11 de agosto de 2025
Setur-MA participa de oficina de criação de projeto sobre rotas
Compartilhe:

Desenvolver a comercialização de roteiros turísticos sustentáveis através de novas rotas colaborativas. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) promoveu na última sexta-feira, 8, a Oficina de Criação do Projeto Aceleração de Rotas Turísticas Sociais, em parceria com o Sesc Turismo, na comunidade quilombola de Santa Maria, no município de Icatu.

O projeto, que é uma cooperação técnica com a Setur-MA através do Trilha dos Saberes para o Turismo, reuniu vários representantes do trade turístico, líderes comunitários e representantes governamentais da área, com o intuito de debater sobre a criação colaborativa de roteiros turísticos pelos participantes. A proposta visa possibilitar a comercialização dos roteiros nas comunidades pelo Sesc Maranhão de forma experimental.

O programa Trilha dos Saberes é coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo, que visa fortalecer as ações em comunidades tradicionais no Maranhão, por meio da realização de várias ações de fomento ao turismo, entre elas a capacitação da mão obra local para atuar no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC).

“Esta é uma ação conjunta bastante significativa para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. O Sesc Turismo e a Prefeitura de Icatu juntam-se a nós nessas atividades que serão de fundamental importância nas ações de identificação, produção, cultura e de fomento do turismo nas comunidades tradicionais. Acreditamos no potencial turístico das comunidades, que têm muito a oferecer em termos de história, tradição e belezas naturais”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

O acordo de cooperação técnica entre Setur-MA e Sesc Turismo tem o intuito de promover a qualificação e melhoria dos serviços turísticos nas comunidades tradicionais, além de apoiar a estruturação e comercialização de roteiros, gerando renda para a população.

O projeto conta também com a parceria do Departamento Nacional que será responsável por aplicar uma metodologia de incubação e aceleração de roteiros turísticos com base social e comunitária. A proposta visa integrar as comunidades, trade turístico e o poder público na criação de experiências sustentáveis e com valores sociais.

A gestora da Escola Municipal de Santa Maria de Guaxenduba, Wilma Torres do Reis, destacou a importância do evento e da parceria entre Sesc Turismo e Setur-MA.

“É uma grande alegria para os moradores da comunidade de Santa Maria ter esse momento importante, pois nesse evento foram firmadas ações que visam fortalecer o turismo na nossa comunidade. A parceria do Sesc Turismo com a Setur-MA só tende a fortalecer o trabalho desempenhado pelo Trilha dos Saberes”, disse a gestora.

Em maio, a equipe da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA esteve em Santa Maria implementando ações do Trilha dos Saberes e ofertou cursos de qualificação profissional e outros serviços voltados ao desenvolvimento e fortalecimento do afroturismo na região.

Para Geyza Sousa, turismóloga do Sesc Turismo, a ação irá fortalecer e potencializar os roteiros turísticos, além de promover a qualificação e melhoria dos serviços em Santa Maria.

“Por meio dessa cooperação técnica com a Setur-MA começamos a debater sobre a criação do Projeto Aceleração de Rotas Turísticas Sociais de forma colaborativa com o objetivo de potencializar esses roteiros e trabalhá-los de forma sustentável. Reunimos o trade turístico, comunidade em geral e representantes municipais de Icatú nessa conversa que foi bastante produtiva”, explicou a turismóloga.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, destacou as ações desenvolvidas pelo Projeto Trilha de Saberes e a parceria com o Sesc Turismo.

“O foco do projeto é ofertar cursos de curta duração e atuar na promoção com destaque para as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas do estado. Essa parceria com Sesc Turismo é muito importante pois possibilita formatarmos novos roteiros turísticos através da preservação do patrimônio cultural dessas comunidades, ao mesmo tempo que fomentam o desenvolvimento local de forma inclusiva e participativa”, frisou o superintendente.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo/2025/08/setur-ma-participa-de-oficina-de-criacao-de-projeto-sobre-rotas-turisticas-em-comunidade-quilombola-em-icatu/