Escolher onde estudar, definir uma profissão e projetar o futuro acadêmico são decisões que mobilizam milhões de brasileiros todos os anos. Em 2026, esse percurso começa com um número maior de oportunidades: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizará 274.876 vagas em cursos de graduação gratuitos de instituições públicas de educação superior em todo o país. O total representa um aumento de 5% em comparação com o Sisu 2025, com acréscimo de 13.097 vagas.
O cronograma e as regras do processo seletivo estão previstos no Edital nº 29/2025, publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU). Considerada a maior edição da história do programa, o Sisu 2026 contará com a participação de 136 instituições de ensino superior, ofertando 7.388 cursos em 593 municípios, o que amplia o acesso à educação superior pública e gratuita.
Grande parte dessa expansão está relacionada à política de fortalecimento da infraestrutura das universidades federais. A educação superior passou a integrar o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que destinou R$ 3,8 bilhões para a consolidação das universidades federais. Trata-se do maior investimento no setor desde a criação do Reuni, em 2007, marco da expansão da rede federal.
Os recursos têm possibilitado a criação e a consolidação de novos campi universitários em diferentes regiões do país. Em novembro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) publicou portarias que credenciaram dez novos campi de universidades federais. Desses, oito receberam recursos do Novo PAC, e alguns já participam da oferta de vagas do Sisu 2026.
A edição de 2026 também registra o maior número de instituições participantes desde a criação do sistema. Ao todo, 12 novas instituições públicas passaram a integrar o Sisu, acrescentando 5.694 vagas. Entre os destaques estão o retorno da Universidade de Brasília (UnB), com 1.133 vagas, e da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com 695 vagas, além da adesão dos Institutos Federais do Paraná (IFPR), de Alagoas (IFAL), do Piauí (IFPI) e Goiano (IF Goiano).
O Sisu 2026 passa a contar ainda com novas instituições estaduais, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Faeterj Três Rios, além da participação da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), ampliando a diversidade institucional do sistema.
Outro destaque é o crescimento da oferta em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país, especialmente nos cursos tecnológicos e nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Foram criados 105 novos cursos nessas áreas, totalizando 4.143 vagas. Desses, 54 cursos são voltados diretamente à formação em inteligência artificial e computação, com 2.280 vagas em áreas como ciência da computação, sistemas de informação, engenharia de computação e análise e desenvolvimento de sistemas.
Portal Sisu
Para auxiliar os estudantes na escolha do curso, o portal do Sisu disponibiliza uma ferramenta de consulta que permite pesquisar vagas por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência. A plataforma possibilita a comparação das opções antes da inscrição e o acompanhamento de informações como número de vagas e notas de corte parciais.
Novidade
No processo seletivo de 2026, o MEC passará a considerar os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. Para a classificação, será utilizada a nota que resultar na melhor média ponderada para o curso escolhido, desde que o candidato não tenha participado como treineiro. A medida está prevista no Edital nº 22/2025, que também regulamenta a adesão das instituições ao Sisu 2026.
Instituído em 2010, o Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior que aderem ao processo seletivo. Atualmente regulamentado por portaria do MEC, o Sisu concentra majoritariamente vagas da rede federal, com destaque para universidades e institutos federais.
*Fonte: GOV
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/sisu-2026-oferecera-quase-275-mil-vagas-em-universidades-publicas/
