11 de outubro de 2025
Confira como identificar bebidas adulteradas por metanol
Compartilhe:

Em resposta à crise sanitária causada por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, o governo de São Paulo apresentou nesta quinta-feira (9) um novo protocolo para identificar a presença do componente tóxico. A iniciativa é pioneira no Brasil e está sendo compartilhada com outros estados.
Aplicado pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), o novo procedimento permite obter resultados de análise de forma mais rápida, garantindo agilidade no diagnóstico de casos. Até o momento, a aplicação do protocolo já possibilitou a confirmação de 30 casos no estado.

O sistema permite que os peritos identifiquem a porcentagem de metanol tóxica para consumo humano mesmo antes da emissão do laudo final. O processo de identificação segue quatro etapas, visando rapidez e precisão. Primeiramente, é feita uma amostragem das garrafas apreendidas. A segunda fase consiste na verificação de lacres, selos, embalagens e rótulos pelo Núcleo de Documentoscopia, o que permite a criação de um laudo em menos de um dia.

Na sequência, peritos do Núcleo de Química utilizam um equipamento portátil para localizar o metanol e outras substâncias, possibilitando a triagem imediata de bebidas lacradas. Por fim, os elementos químicos são separados por meio da cromatografia gasosa, que aponta a porcentagem exata de metanol nas bebidas apreendidas. Testes adicionais também são realizados para constatar se a bebida é falsificada, mesmo que não contenha metanol.

A perita Karin Kawakami, assistente técnica da SPTC, explicou que o sistema foi aperfeiçoado para acelerar os resultados. “A gente já segue um protocolo internacional na identificação, não só do metanol, mas na identificação de falsificações de bebidas. Porém, tivemos que aprimorá-lo para conseguir obter um resultado mais rápido, diante da grande demanda no estado e no Brasil”, afirmou Karin.

Até o momento, o estado de São Paulo registrou cinco mortes e confirmou 23 casos de intoxicação por vítimas de bebidas contaminadas com metanol.

Leia também:

AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/sp-lanca-protocolo-inedito-para-agilizar-identificacao-de-metanol-em-bebidas-adulteradas/