
Doze startups maranhenses e a equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) participam, até esta sexta-feira, 29 de agosto, do Startup Summit 2025, em Florianópolis, Santa Catarina. O evento, um dos maiores do ecossistema de inovação da América Latina, é promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e reúne cerca de 200 palestrantes em três dias de intensa programação voltada para empreendedorismo, tecnologia e negócios inovadores.
A presença das startups no encontro representa um passo importante para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Maranhão, além de ser uma vitrine relevante para empresas que vêm sendo impulsionadas com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapema. A Fundação busca consolidar a inovação como eixo estratégico de crescimento, possibilitando que empreendedores maranhenses tenham acesso a oportunidades nacionais e internacionais, mentorias, investimentos e parcerias.
As 12 startups maranhenses que participam do evento fazem parte de três programas fomentados pela Fapema: Centelha, Startup Nordeste e Inova Cerrado. Esses programas oferecem apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de ideias inovadoras, com o objetivo de transformá-las em empreendimentos de sucesso.
O Programa Centelha, executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tem como foco estimular a cultura empreendedora no país e incentivar a criação de novos negócios. Por meio desse programa, participam as startups Engemax, de Francisco Monteiro; Dr Personal, de Thiago Leite (que também participa pelo Startup NE); e Gamezonia, de Vinícius Sirino (também participante pelo Startup NE).
Já o Startup Nordeste (Startup NE), também apoiado pelo Sebrae, incentiva empreendedores da região com propostas inovadoras e potencial de impacto social e econômico. Entre as startups participantes do programa estão: Autoclipper, de Gerson Soares; Lume, de Manuela Serra; Pediddo, de Wendell Gomes; Ecocerrado, de Jadson Oliveira; Bactolab, de Antônio Carlos; M’leads, de Andreia Costa; e Tecteca, de Eugênio Furtado.
Pelo programa Inova Cerrado, que também conta com apoio do Sebrae e é voltado ao desenvolvimento sustentável da região do Cerrado maranhense, participam as empresas APOENA, de Márcia Werler, e Work Resíduos, de Raissa Amorim, que desenvolvem projetos alinhados à preservação ambiental e ao uso responsável dos recursos naturais da região.
Durante o Startup Summit 2025, as startups terão acesso a diversas oportunidades, como exposição de produtos e serviços, vendas diretas, mentorias, rodadas de negócios, pitches (apresentações para investidores), além de networking com empresas, aceleradoras e investidores nacionais e internacionais. A expectativa é que essas conexões fortaleçam o posicionamento das empresas maranhenses no cenário nacional e abram portas para atuação global.
O evento também proporciona um espaço de aprendizado com grandes nomes do ecossistema de inovação. Entre os palestrantes confirmados estão Leandro Karnal, Bianca Andrade (Boca Rosa), Pedro Sampaio, gerente sênior do Nubank, e Hércules Padilha, que compartilharão experiências sobre inovação, negócios e tendências. O encontro contará ainda com representantes de grandes empresas como Vale, Petrobras, Nubank, iFood, Sicoob e Dell Tecnologias, além da presença de Cássio Spina, fundador da Anjos do Brasil, ampliando a troca de conhecimento e o networking entre os participantes.
A equipe da Fapema está presente no evento com a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Isaura Modesto; a analista Ariana Pimentel; as assessoras da Direção Administrativa e Financeira (DAF), Mariza Mendes e Suely Aires; o designer Luis Carlos Motta Junior; e a chefe da Assessoria Jurídica, Laís Araújo, acompanhada da assessora Laura Rita. O grupo participa das capacitações do evento com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer ainda mais a atuação da Fundação na área de inovação.
Segundo Isaura Modesto, a linha “Mais Inovação” da Fapema tem promovido um avanço significativo no setor, e a participação da equipe em eventos como o Startup Summit é essencial para que todos os setores da Fundação estejam atualizados com as tendências e desafios do empreendedorismo inovador.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/negocios/2025/08/startups-maranhenses-e-equipe-da-fapema-participam-de-um-dos-maiores-eventos-de-inovacao-da-america-latina/