
Nesta quarta-feira (14), durante a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) foi eleita para o Conselho Diretor da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI)
Ao representar a STC durante a Assembleia Geral, o secretário Raul Cancian Mochel destacou a importância tanto da participação da Secretaria na RedeLAI quanto a eleição.
“É com grande honra que recebemos a eleição da STC para integrar o Conselho Diretor da RedeLAI. Quero agradecer ao voto de confiança dos demais membros da Rede. Este reconhecimento reforça o trabalho sério e comprometido que temos realizado na promoção da transparência ativa, do acesso à informação e do controle social no Maranhão”, disse Mochel.
Lançada em maio do ano passado, a RedeLAI visa fomentar nacionalmente o acesso à informação através de um ambiente colaborativo entre órgãos de monitoramento da Lei de Acesso a Informação dos inúmeros entes federativos e a sociedade.
A Rede incentiva o compartilhamento de boas atividades e entendimentos a respeito do acesso à informação, aproveitando as melhores iniciativas e promovendo formas de inovação no setor público direcionadas ao fortalecimento da cultura de transparência.
Integrar a RedeLAI é estabelecer um compromisso com a participação social, a ampliação da cidadania e consequentemente fortalecer a democracia.
“Fazer parte do Conselho Diretor é, acima de tudo, assumir um compromisso com o fortalecimento da transparência e do acesso à informação em toda a América Latina. A STC chega a essa nova missão com o propósito de colaborar ativamente para o desenvolvimento de ações integradas, que promovam o intercâmbio de boas práticas, a capacitação técnica dos entes envolvidos e o avanço das políticas de governo aberto. Vamos trabalhar com responsabilidade, diálogo e inovação para tornar a RedeLAI cada vez mais sólida, representativa e eficaz na defesa do direito à informação”, afirmou Mochel.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/05/stc-e-eleita-para-integrar-conselho-diretor-da-redelai/