16 de setembro de 2025
STF entrega convite de posse a Lula e Alckmin para
Compartilhe:

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entregaram nesta terça-feira (16) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convite para a posse no comando da Corte. A cerimônia será realizada no dia 29 de setembro, em Brasília.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e também contou com a entrega de convite ao vice-presidente Geraldo Alckmin.

No mês passado, Fachin e Moraes foram escolhidos pelo plenário do STF para assumirem a presidência e a vice-presidência, respectivamente. A votação foi simbólica, como ocorre tradicionalmente, e seguiu o critério de antiguidade.

Atualmente vice-presidente, Fachin assumirá o comando da Corte, sucedendo Luís Roberto Barroso, que encerra o mandato de dois anos.

Pelo regimento interno, o STF deve ser presidido pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo.

Perfil dos novos dirigentes

Edson Fachin
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Fachin tomou posse no STF em junho de 2015. Natural de Rondinha (RS), construiu sua carreira jurídica no Paraná, onde se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No Supremo, foi relator de processos de grande repercussão, como a Operação Lava Jato, o marco temporal das terras indígenas e a ADPF das Favelas, que estabeleceu medidas para reduzir a letalidade policial em operações no Rio de Janeiro.

Alexandre de Moraes
Atual relator das ações penais ligadas aos atos golpistas de 8 de janeiro, Moraes é formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi indicado ao STF em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer, após a morte de Teori Zavascki. Antes de assumir a cadeira no Supremo, atuou como secretário de Segurança Pública e de Transportes em São Paulo e foi ministro da Justiça no governo Temer.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/stf-entrega-convite-de-posse-a-lula-e-alckmin-para-nova-presidencia-da-corte/