12 de julho de 2025
Suspeito de matar delegado é preso durante operação no interior
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (11), o criminoso Leandro da Silva Sousa, suspeito de matar o delegado Márcio Mendes Silveira, de 51 anos, foi preso no início da manhã. A vítima foi assassinada ao decorrer de uma operação na manhã dessa quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, no Maranhão.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi capturado e detido em uma área próxima a sua própria casa e a residência dos pais, localizada no povoado Jenipapeiro, na zona rural de Caxias. O suspeito foi preso em uma região de mata intensa.

O preso está sendo transportado para a Delegacia Regional de Caxias, onde irá prestar depoimento e em seguida, ser transferido para o Sistema Prisional do Maranhão. Leandro também feriu dois agentes, que seguem internados em um hospital em Teresina (PI).

Contextualização

O delegado Márcio Mendes foi assassinado durante uma operação na zona rural de Caxias, no interior do Estado maranhense. A vítima foi atingida por um disparo de espingarda na região do pescoço e morreu ainda no local. O caso aconteceu na manhã dessa quinta-feira (10), enquanto policiais tentavam cumprir um mandado de prisão contra Leandro por roubo.

Outros dois agentes que participavam da ação também foram baleados, porém felizmente sobreviveram. O oficiais foram encaminhados para um hospital em Teresina, no Piauí, e seguem em recuperação. A operação era cumprida no povoado Boa Vista, que fica na divisa entre as cidades de Caxias e Timon.

Márcio Mendes era natural de Fortaleza, no Ceará, mas morava atualmente em Teresina e atuava havia cerca de três anos no 4º Distrito Policial de Caxias, unidade que cuida das investigações na Região Leste do Maranhão. O delegado também já havia trabalhado em Trizidela do Vale e por quatro anos em Coelho Neto. Márcio era filho de dois médicos oftalmologistas de Teresina e deixa dois filhos.

Através de nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) confirmou o caso e lamentou a morte de Márcio:

“É com profunda consternação e revolta que a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) recebe a notícia do assassinato covarde do delegado Márcio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira (10), na cidade de Caxias, durante o cumprimento de um mandado de prisão. O delegado foi alvejado por um criminoso enquanto exercia sua função com bravura e compromisso com a Justiça. Dois investigadores que o acompanhavam também foram feridos, mas passam bem.

A Adepol-MA manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado Márcio Mendes. Não podemos permitir que esse tipo de crime bárbaro aconteça e atinja quem dedica a vida à segurança da população.

Reafirmamos que vamos cobrar rigor absoluto nas investigações e acompanhar de perto todas as providências. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar”.

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) externou pesar e confirmou que a polícia realiza buscas para localizar e prender o suspeito dos crimes contra o delegado e agentes. Leia:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/suspeito-de-matar-delegado-e-preso-durante-operacao-no-interior-do-maranhao/