
A Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda, vai se transformar numa verdadeira praça literária, com programação voltada especialmente para o público infantojuvenil e juvenil, que surgiram como protagonistas da leitura e da criação literária. É a II Feira de Livro da Área Itaqui Bacanga, a FELITA, que acontece de 7 a 10 de agosto, com grande estrutura, tendas, stands, palcos móveis, auditórios, editoras, feira de artesanato e muito mais.
Em um mundo dominado pelas telas e pela velocidade das informações, eventos literários voltados para crianças surgem como ilhas de encantamento, descoberta e formação. Mais do que encontros com as letras, são oportunidades vivas de aproximação entre a infância e o universo das palavras, da imaginação e da escuta atenta.
A Academia Maranhense de Letras InfantoJuvenil (AMLIJ) divulgou a participação dos membros na abertura da Feira, dia 7 (quinta-feira), às 18h, com declamação de poesia, mostrando a juventude atuante no universo das letras. Ao todo, serão 12 participantes que se destacaram em concursos, premiações, seletivas, dentre outros eventos voltados para o segmento da literatura.
O município de Viana (MA) terá destaque na abertura com a crônica “Viana, cidade que lembra de si”, da aluna Maila Briele Costa Soares , selecionada do concurso de poesia, entre inscrições por todo Maranhão, pelo destaque na originalidade e sensibilidade literária.
A estudante Hemily Caroliny da Silva Nunes, de 14 anos, cursa o nono ano e será uma das participantes da abertura do evento, em que vai enfatizar a importância da leitura. A estudante foi selecionada no concurso de poesia e conto promovido pela Academia de Letras de Itaqui Bacanga, participou de uma antologia recente e já coleciona diversas participações literárias. Ela vai apresentar o poema “Canção da Terra Ferida”, em que destaca a violência sofrida pelos povos originários.
“A leitura sempre vai enriquecer, tanto a questão do nosso vocabulário quanto a questão do nosso conhecimento, de todas as maneiras possíveis, porque existem inúmeros livros, existem várias maneiras de aprender com a literatura e é muito importante ter esse costume de ler, pois nos ajuda a interpretar, a compreender as coisas mais rápido. Então, não existe nenhuma maneira melhor de aprender do que lendo. Um evento desses incentiva outras crianças e jovens a seguirem esse caminho. Os livros abrem portas e janelas para novas oportunidades que somente esse ramo nos permite”, disse a estudante.
“A AMLIJ, comprometida com o fomento à leitura e à produção cultural infantojuvenil no Maranhão, enxerga essa conquista como um reflexo do talento emergente no estado e do potencial da literatura como ferramenta de transformação social. A instituição vem mostrar que os jovens amam a literatura e precisam de incentivo para propagar sua arte, através de histórias e poesia”, disse a presidente da Academia, Sharlene Serra.
Para muitas crianças, especialmente da rede pública ou de contextos vulneráveis, eventos literários são a única chance de entrar em contato direto com livros, autores e atividades culturais gratuitas. Feiras, bibliotecas itinerantes e espaços lúdicos de leitura são ferramentas de justiça social e inclusão educacional.
“Sou escritora, eu tenho dois livros escritos, graças a um projeto da minha escola que incentiva as crianças a escreverem seus próprios livros. Eu faço parte do Núcleo de Altas Habilidades Joãozinho Trinta, que fica na Cohab. E quero acrescentar que boa parte de tudo que consegui até agora foi por causa da Academia (AMLIJ)”, disse a estudante.
Sobre a Academia Maranhense de Letras InfantoJuvenil
Foi fundada em 16 de junho de 2023. Em 2024 empossou 28 membros de 09 anos a 16 anos. A AMLIJ tem como missão incentivar a produção literária entre crianças e adolescentes, promover debates sobre literatura e cultura, e servir como plataforma para novas gerações da literatura maranhense.
Participantes da FELITA
Isabela Santos Martins
Maria Eduarda Silva Soares
Luíze Dias Azevedo
Alice Emanoelle Torres Sousa
Ana Gabrielly dos Santos Silva
Guilherme Gomes Martins
Willian Jhony Viana Silva (Matinha)
Hemily Caroliny da Silva Nunes
Ana Vitória Silva Serra
Maria Olívia Santos Jacinto Pelúcio
Anna Júllya da Silva Pires (Viana)
Isis Raposo Cerqueira (Viana)
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/talento-infantojuvenil-em-cena-protagonismo-na-literatura/