
Os alunos de todo o Brasil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, com exceção dos isentos, precisam pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até o dia 11 de junho para assegurar sua participação no vestibular.
O pagamento do valor pode ser realizado através de um boleto gerado na Página do Participante, ou através de Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco.
O boleto é gerado exclusivamente pela página, a única plataforma que permite a realização dos processos do Enem. Para efetuar o pagamento através do Pix, é necessário acessar o código QR presente no boleto. A data limite para inscrições é nesta sexta-feira (06).
Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever, por meio da página oficial, para garantir a participação, inclusive os isentos da taxa de inscrição. A aprovação da isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2024 não significa que a inscrição foi automaticamente efetuada.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação.
Outras datas
As provas nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba terão, excepcionalmente, outras datas de aplicação: 30 de novembro e 7 de dezembro. A medida visa atender melhor os estudantes dessas localidades, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá no estado no período da aplicação regular do exame.
Os candidatos que pretendiam fazer o Enem em alguma dessas cidades ainda podem optar por realizar as provas nas datas regulares, 9 e 16 de novembro, em outras localidades. Para isso, é necessário escolher outro município de aplicação no momento da inscrição.
Inscrição
Neste ano, concluintes da rede pública terão sua inscrição pré-preenchida no sistema. Mesmo assim, devem confirmar sua participação na Página do Participante e selecionar em qual língua estrangeira (inglês ou espanhol) serão avaliados para poder realizar as provas.
Certificação
Na edição de 2025, o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos. Os participantes que desejam utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.
Pé-de-Meia
O programa Pé-de-Meia, do MEC, prevê uma parcela bônus de R$ 200 para os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de provas do Enem 2025. O pagamento será feito após a conclusão dessa etapa de ensino. Além disso, todos os participantes do Pé-de-Meia tiveram direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025.
*Fonte: Agência Gov
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/06/taxa-de-inscricao-do-enem-2025-deve-ser-paga-ate-11-de-junho/