O Ministério da Educação divulgou neste domingo (9) o tema da redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana por meio da rede social X. Além da redação, os candidatos realizam hoje as provas de linguagens, códigos e ciências humanas. A aplicação começou às 13h30 e segue até as 19h (horário de Brasília).

Como funciona a redação do Enem

A prova exige que o participante produza um texto dissertativo-argumentativo em prosa, de até 30 linhas, partindo da situação-problema apresentada e dos textos motivadores, além dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar.

O tema da redação, como ocorre todos os anos, envolve questões sociais, culturais, científicas ou políticas. Para obter uma boa nota, o candidato deve defender um ponto de vista claro sobre o tema, utilizar argumentos consistentes, com lógica e coerência, organizar o texto com estrutura adequada (introdução, desenvolvimento e conclusão) e formular uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

A intervenção deve apresentar solução para o problema discutido e propostas que violem direitos humanos resultam em nota zero — incluindo incitação à violência ou conteúdos discriminatórios.

Leia também: