21 de agosto de 2025
Tô Conectado: Governo do Maranhão inicia a entrega de tablets
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (22), o Governo do Maranhão dá início a uma nova fase do programa Educação de Verdade. Pelo eixo Tô Conectado, serão distribuídos tablets a mais de 250 mil alunos da rede estadual. A primeira entrega será conduzida pelo governador Carlos Brandão, em evento marcado para as 15h, no Estádio Castelão, em São Luís.

O macroprograma Educação de Verdade foi lançado pelo Governo do Maranhão no início deste mês e é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que, em parceria com Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), fará a distribuição dos tablets aos estudantes dentro do eixo Tô Conectado, cujo investimento total está estimado em R$ 275.616.265,50.

O programa irá fornecer dispositivos móveis (tablets) com acesso à internet (20GB/mês) aos estudantes da rede pública estadual do Maranhão, visando modernizar o sistema educacional, promover inclusão digital e disponibilizar ferramentas para melhorar a qualidade do ensino. Serão beneficiados cerca de 250 mil estudantes do ensino médio, entre eles: 5.617 da Educação Indígena, 11.922 do ensino fundamental e 59 da Educação Especial.

Os tablets garantirão acesso a conteúdos digitais, como vídeos, livros, plataformas de ensino a distância e aplicativos educativos. Entre eles está o Elefante Letrado, que disponibiliza materiais de leitura com curadoria específica para cada etapa escolar. A ferramenta conta ainda com acervo em português e inglês. Para sua utilização, haverá capacitação destinada a professores e alunos.

Com os tablets, os estudantes terão acesso a conteúdos diversificados, ampliando os recursos educacionais disponíveis. A tecnologia possibilitará maior interatividade e engajamento com metodologias dinâmicas e colaborativas, além de uma aprendizagem personalizada, já que o aplicativo Elefante Letrado se adapta ao ritmo de cada usuário. O uso dos equipamentos também contribuirá para o desenvolvimento de habilidades digitais, preparação para o mercado de trabalho, incentivo à autonomia e responsabilidade, bem como estímulo à organização e disciplina.

Desta forma, o Governo do Maranhão garante a inclusão digital dos estudantes, democratizando o acesso à internet e a recursos educacionais; a formação de cidadãos críticos e capacitados para a era digital; e a redução de desigualdades com a equiparação de oportunidades para alunos da rede pública.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/08/to-conectado-governo-do-maranhao-inicia-a-entrega-de-tablets-a-estudantes-da-rede-estadual-de-ensino/