Os trabalhadores responsáveis pela limpeza nas unidades de saúde de São Luís — incluindo os hospitais Socorrão 2, da Mulher e da Criança, além das unidades mistas — podem iniciar uma paralisação a partir de quarta-feira (18) por falta de pagamento de salários e atraso no repasse do ticket de alimentação.
De acordo com os relatos, o problema vem ocorrendo nos últimos meses. A justificativa da empresa é que a Prefeitura de São Luís não vem realizando o pagamento do contrato.
Com isso, os funcionários do Hospital Socorrão 2, Socorrinho do São Francisco, Hospital da Criança, Posto de Saúde do Anil, Posto de Saúde da Cidade Olímpica e do Coroadinho prometem uma paralisação de advertência. Se nada for resolvido, decretarão greve por tempo indeterminado.
Presidente do Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC), Maxwell Bezerra afirma que a Maxtec aguarda o repasse dos recursos – autorizado desde o dia 9. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde não o liberou até o momento. O atraso impede a empresa de realizar os pagamentos devidos aos funcionários.
No final do ano passado, funcionários da mesma empresa, que prestam serviços para a Prefeitura de São Luís no Hospital Socorrão 2, também realizaram uma paralisação para chamar a atenção das autoridades e da população.
Com os mesmos problemas, os servidores reclamavam da falta de pagamento de salários por até cinco meses e do atraso no repasse do ticket de alimentação.
O IMPARCIAL aguarda retorno da Prefeitura de São Luís a respeito das reclamações.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/09/trabalhadores-da-limpeza-de-hospitais-municipais-podem-entrar-em-greve-nesta-quarta-18-em-sao-luis/