
Os cientistas Mary Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi foram anunciados, nesta segunda-feira (6), como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2025, em reconhecimento às suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica, mecanismo que impede o sistema imunológico de atacar o próprio corpo.
A distinção foi concedida pela Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia, responsável por escolher os laureados da categoria. Além da medalha de ouro entregue pelo rei sueco, os vencedores dividirão o valor de 11 milhões de coroas suecas (equivalente a cerca de US$ 1,2 milhão).
De acordo com o comunicado oficial da instituição, as descobertas do trio “lançaram as bases para um novo campo de pesquisa e impulsionaram o desenvolvimento de tratamentos inovadores para câncer e doenças autoimunes”.
Criado a partir do testamento do inventor sueco Alfred Nobel, o prêmio é entregue desde 1901 a personalidades e instituições que promovem avanços excepcionais nas áreas de ciência, literatura e paz. A cerimônia de entrega ocorre tradicionalmente em 10 de dezembro, data da morte de Nobel, e reúne a família real sueca em um banquete solene.
Com o Nobel de Medicina abrindo a temporada de anúncios, os prêmios de Física, Química, Literatura, Paz e Economia serão divulgados ao longo da semana. O prêmio de Economia, o mais recente da lista, foi instituído em 1968 e é financiado pelo Banco Central da Suécia (Riksbank).
Entre os laureados de anos anteriores estão nomes como Alexander Fleming, descobridor da penicilina, e os cientistas Katalin Karikó e Drew Weissman, que contribuíram para o desenvolvimento das vacinas contra a COVID-19. Em 2024, o reconhecimento foi para Victor Ambros e Gary Ruvkun, pela identificação do microRNA, molécula essencial na regulação do crescimento e da especialização celular.
Mais de um século após sua criação, o Prêmio Nobel mantém seu prestígio como o maior símbolo mundial de contribuição científica e humanitária.
AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/trio-de-cientistas-recebe-nobel-de-medicina-por-avancos-sobre-defesa-imunologica-do-corpo/