30 de outubro de 2025
Trump encontra Xi Jinping e anuncia redução de tarifas contra
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a redução das tarifas contra a China de 57% para 47%. Com efeito instantâneo, a medida informada foi a primeira após encontro do norte-americano com o presidente da China, Xi Jinping (PCCH). Em bate papo com jornalistas antes de embarcar no avião presidencial Air Force One, o chefe da Casa Branca argumentou a decisão. O motivo foi a redução na barreira comercial relacionada ao fentanil da China, que caíram de 20% para 10%.

Trump alegou que os chineses “estão se esforçando muito” para enfrentar o comércio ilegal de drogas. A taxação de 100% sobre produtos chineses motivada pelas restrições ao comércio de terras raras e anunciada no início do mês foi anulada. O presidente norte americano afirmou que a conversa firmou um acordo importante para deixar “o assunto das terras raras no passado”.

O tratado comercial irá permanecer ativo por cerca de 1 ano e a determinação é que ele seja revisitado anualmente pelas 2 nações. O encontro entre Trump, Xi e as equipes econômicas de EUA e China durou uma hora e 45 minutos.

A reunião ocorreu em Busan, na Coreia do Sul e foi a 1ª vez que os líderes políticos se encontraram desde 2019, no 1º mandato de Trump. O presidente dos Estados Unidos classificou a reunião como “maravilhosa”. E afirmou “Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 10, eu daria 12”.

Soja americana de volta à China

Trump também relatou que a compra de soja foi um dos temas centrais do bate papo. O presidente disse que Xi autorizou na 3ª feira (29.out) a retomada das importações da commodity agrícola dos EUA. “Grandes quantidades, quantidades enormes de soja serão compradas. O presidente Xi autorizou isso ontem”, afirmou. “Eu agradeço, foi um gesto muito gentil”, concluiu Trump.

Retornar com a venda de soja era um ponto de alta importância para os EUA. Além das consequências negativas relacionadas a suspensão da compra pelos chineses nos últimos meses, os produtores de soja representam uma base eleitoral fundamental para o republicano Donald Trump.

O contexto é pouco agradável para o Brasil, que vinha registrando vendas recordes para o setor de importação para a China nesse período. A soja norte-americana é a principal concorrente da brasileira no mercado exterior.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/trump-encontra-xi-jinping-e-anuncia-reducao-de-tarifas-contra-china/