
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9/7) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos norte-americanos.
O anúncio foi feito por meio de uma carta endereçada diretamente ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e reforça que o governo dos EUA reprova a condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.
“Eu conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, incluindo pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este Julgamento não deve ocorrer. É uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente!”, escreveu o republicano.
Trump ainda argumentou que o governo brasileiro promove “ataques insidiosos” às eleições livres e à liberdade de expressão dos americanos, lembrando de ações do Supremo Tribunal Federal (STF) — que decidiu para que redes sociais norte-americanas excluíssem determinados conteúdos e penalizassem essas plataformas.
De acordo com a carta, as tarifas começam a valer a partir do próximo dia 1º de agosto e incide “sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados para os Estados Unidos”, à exceção de outras tarifas setoriais já aplicadas, como a sobre aço e alumínio, que também tem alíquota de 50%. “Produtos transacionados para evadir esta Tarifa de 50% estarão sujeitos a uma Tarifa mais alta”, acrescentou.
O presidente dos EUA ainda considerou que as relações históricas com o Brasil estão “muito longe de ser recíprocas” e que o país deve se afastar do que eles consideram como uma relação comercial “injusta e muito desleal”. Além disso, Trump destacou que a alíquota de 50% estaria muito abaixo do necessário para ter o que ele chama de “campo de jogo nivelado” entre as duas nações.
“Como você sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro de seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para que as aprovações sejam rápidas, profissionais e rotineiras — em outras palavras, em questão de semanas”, concluiu o republicano.
O anúncio das alíquotas de 50% é considerado mais um capítulo de uma escalada de tensões entre os EUA e o Brasil, que ultrapassam as questões comerciais. Na semana passada, em encontro dos Brics, Lula sinalizou apoio ainda maior à Rússia e à China, que estão entre os principais rivais dos norte-americanos no campo geopolítico. Além disso, a primeira-dama Janja Lula da Silva, chamou o governo dos EUA de “vira-latas” nesta quarta-feira, após ser questionada sobre as tarifas de Trump.
O governo brasileiro o Itamaraty ainda não se manifestaram sobre as novas tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos.
*Fonte: Correio Braziliense
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/07/trump-impoe-tarifa-de-50-sobre-produtos-brasileiros/