30 de dezembro de 2025
Turilândia tenta manter rotina, mergulhada na anormalidade
Compartilhe:

TURILÂNDIA (MA) – Às véspera de virar o calendário, a população de Turilândia reluta para naturalizar uma anormalidade, diante da recente exposição na mídia nacional. Na esteira do desvio de mais de R$ 57 milhões dos cofres do município por um esquema criminoso desmontado pela Operação Tântalo, executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, a cidade assistiu na mídia nacional à prisão do prefeito e primeira-dama na Penitenciária de Pedrinhas e toda a Câmara Municipal em prisão domiciliar.

A determinação do prefeito em exercício José Luís Araujo Diniz (União, partido do prefeito preso), ex- presidente da Câmara cumprindo prisão domiciliar, é que o funcionamento da gestão siga dentro da ‘normalidade’. Muito contribui para isso o periodo de recesso do final do ano.

Na prefeituras as portas estão fechadas. No mesmo espaço da prefeitura, onde funciona a Câmara Municipal, a presidente do Legislativo em exercício, vereadora Inailce Nogueira (União), convocou os vereadores para sessão extraordinário nesta segunda-feira, 29, em pleno recesso parlamentar. Os convocados por Inailce cumprem prisão dominiciliar para participar da sessão, mas têm licença do Ministério público para se deslocarem até o Palácio vereador Edvaldo Chagas. sede do legislativo.

“A vereadora não vai se pronuncia sobre essas questões que estão na mídia”, avisa a advogada que prefere não se identificar. Trancada em seu gabinete e sem falar com a imprensa, a vice-presidente que assumiu o comando da Câmara disse por meio da advogada que os esclarecimentos constavam em nota no portal da Câmara.  A nota do portal da Câmara trata sobre recesso parlamentar, e traz assinatura do presidente Araújo Diniz, do dia 16 de dezembro, antes da deflagração da  Tântalo II e prisão de toda a Câmara.

Um vereador prefeito

A convocação da primeira sessão extraodinária do periodo legislativo foi publicada em Diário Oficial com errata de data. Inicialmente aconteceria no sábado, 27 de dezembro, sendo realizada concretamente na véspera para dar posse ao presidente do legislativo como prefeito.  A convocação foi do próprio presidente da Câmara que cumpria prisão domiciliar.

O mesmo vereador que já cumprindo prisão dominicial publicou no Diário Oficial do Município datado de 26 de dezembro de 2025 a exoneração de contratada dos serviços gerais. Na mesma data do diário, Paulo Curió divulgou o cancelamento da contratação do show de Zé Vaqueiro, no aniversário da cidade, em 27 de janeiro, em 2025. Mais uma anormalidade no rol da cidade.

Município foi emancipado no ano de 1996

Na secretaria de Educação, a secretária Aysenegsl Rodrigues se esquiva em dados do portal. Sem precisar o número de alunos da rede municipal, garante que a partir do dia 5 de janeiro se inicia o periodo de matrícula. No município, boa parte da rede está na zona rural.

A educação do município é auxiliada pelo Centro de Formação de Líderes, um espólio do padre Antonio, italiano que deu início à educação em Turilândia. Em pleno periodo de matrícula, desde as 7 da manhã a diretora Elizângela Oliveira recebe pais para matricular alunos da 1ª à 9ª série. A escola mantém convênio com a prefeitura.

Na luta pela normalidade, a prefeitura mantém os serviços essenciais em pleno vapor.  Às primeiras horas do dia, a turma da limpeza varre a avenida principal em frente ao comércio que mal abriu as portas.  Os trabalhadores da empresa de limpeza não sabem pra quem prestam serviço. Com os salários em dias, padecem com a falta de formalização trabalhistas. Ninguém tem carteira assinada, nem os motoristas da coleta feita em caçambas e um carro compatador.

O serviço de abastecimento de água segue na normalidade. Feito pelo prefeitura com canalização na região central da sede do município, o abastecimento de água não gera despesa para os usuários. Nada é cobrado para a população também abastecida por sistema de poços administrado pelo município. Não há atuação da  Companhia de Saneamento Ambiental, pertencente ao estado, nem o Serviço de Abastecimento e Esgoto da administração municipal.

Os Curió

O prefeito Paulo Curió (União) descende de uma família de política com raízes na região do Turi, na baixada maranhense. Reeleito pela coligação ‘O Trabalho Continua” (PRD, União e Solidariedade) em 2024, o empresário branco José Paulo Dantas Silva Neto, 38 anos, é filho do ex-prefeitos Domingos Curió, identificado pela população como ‘O Velhão’.

Assim como o filho Paulo, Domingos e esposa também foram presos quando ocuparam a prefeitura de Turilândia, por desvio de recursos. Outros membros da família também estiveram envolvidos em esquemas de corrupção, com consequências  mais brandas.

O irmão de Paulo e também filho do Domingos, Marel Curió, foi prefeito da vizinha cidade de Nunes Freire (antigo Encruzo), eleito em 2012. Quase perto de concluir o mandato escorregou na justiça e foi afastado do comando do município. Tentou por três vezes retomar a prefeitura, mas foi derrotado em todas as tentativas por três legendas diferentes. Nas eleições de 2024 não declarou bens à Justiça Eleitoral.

Visão curta

Santa Luzia é protetora da visão e padroeira de Turilândia, município emancipado em 1996. Surpresa, a população da cidade situada às margens do rio Turi, na Baixada Maranhense, que se viu exposta pela Operação Tântalo II, executada pelo Gaeco, desvia do assunto. A digressão sempre recai sobre questões religiosas.

O prefeito preso Paulo Curió tem alto conceito junto à comunidade evangélica. Frequentador fervoroso da Assembleia de Deus, o prefeito acusado de comandar um esquema de desvio milionário a partir de fraude de licitações e lavagem de dinheiro, supreendeu correligionários.

“Eu jamais penseu que o Paulo pudesse fazer uma coisa dessas. È um cara presente, conheço-o há muito tempo. Até o time de futebol da cidade, que tem maioria pertencente ao campo da direita, foi surpreendido pelas denúncias”, diz Keiroz, da loja de celular na avenida principal da cidade, se preparando para receber os primeiros clientes na manhã da ultima segunda-feira do ano de 2025.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/12/turilandia-tenta-manter-rotina-mergulhada-na-anormalidade/