Berço de riquezas naturais, culturais e arquitetônicas, São Luís avança com passos firmes para se consolidar como um destino turístico mais inovador e conectado aos princípios da sustentabilidade e inclusão. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade, a capital maranhense vem desenvolvendo ações estratégicas para proporcionar melhores experiências identitárias aos moradores e visitantes, com o apoio do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB), realizado pelo Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Executada em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a GKS Inteligência Territorial, a iniciativa apoia a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações para consolidar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em 12 cidades brasileiras, entre elas a capital maranhense. Ou seja, o TFB visa transformar esses municípios em destinos turísticos mais modernos, acessíveis e sustentáveis, movimentando a economia local com melhor governança e planejamento.
Os resultados positivos do programa foram apresentados na culminância nacional do TFB, que teve início nesta segunda (1°) e segue até terça-feira (2), em São Luís. A programação do primeiro dia do evento celebrou os avanços alcançados pelas cidades participantes, promovendo um ambiente de troca de experiências e boas práticas entre os municípios.
O encontro também marcou o lançamento da solução tecnológica “Ambulante Daqui”, desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas do Sebrae. Voltado aos empreendedores informais do Centro Histórico de São Luís, o piloto do aplicativo já conta com mais de 90 ambulantes cadastrados e oferecerá serviços como monitoramento de fluxo de caixa, georreferenciamento e acesso a diversos cursos do Sebrae.
A culminância de encerramento da jornada do programa reuniu gestores públicos, especialistas, consultores, empreendedores e representantes de instituições parceiras. Mariana Cavalcante, gestora nacional de Turismo do Sebrae, destacou o ineditismo da iniciativa e os resultados concretos alcançados pelos municípios.
“Nunca tivemos, no Brasil, um projeto que trabalhasse tão diretamente com DTIs. Primeiro, fizemos todo o processo de estruturação: entendemos as necessidades de cada destino e definimos os eixos em que eles precisavam se desenvolver. Esses destinos foram acompanhados por dois anos para garantir que tudo saísse do planejamento e virasse realidade. Hoje, a gente já vê resultados concretos: destinos com aplicativos funcionando e até mesmo visitantes sendo monitorados por sensorização”, afirmou Cavalcante.
O Programa Turismo Futuro Brasil
O TFB selecionou 12 municípios de diferentes regiões do Brasil para participar da jornada DTI: São Luís (MA), Belém (PA), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Bombinhas (SC), Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Penedo (AL), Novo Airão (AM), Recife (PE) e Curitiba (PR).
As etapas do programa consistiram na implementação de ações adaptadas e progressivas, como o diagnóstico da situação atual do turismo local; análise integrada de potencialidades e desafios; elaboração de planos estratégico e operacional para desenvolver as transformações; e acompanhamento e execução das ações priorizadas.
Segundo Cássio Garkalns, CEO da GKS, houve uma evolução de mais de 36% na média de maturidade da jornada DTI nas cidades brasileiras selecionadas, desde a implementação do Turismo Futuro Brasil em 2023.
“Ao longo dos últimos anos, o Turismo Futuro Brasil desenvolveu e aplicou uma metodologia inovadora, baseada no conceito de jornada. Cada município identificou sua situação inicial no programa, definiu a visão de futuro que desejava alcançar, reconheceu seus fatores limitantes e, a partir disso, estabeleceu seus projetos prioritários”, acrescentou Garkalns.
Acessibilidade nos destinos turísticos
Em São Luís, o TFB trabalhou com foco no eixo de acessibilidade, promovendo ações que contribuem para um turismo mais inclusivo, especialmente no Centro Histórico da cidade. Entre as principais iniciativas desenvolvidas estão o diagnóstico de acessibilidade em equipamentos e empreendimentos turísticos, a capacitação de empreendedores e gestores públicos e a articulação com políticas locais de turismo inteligente.
Além disso, houve a entrega da cartilha de acessibilidade no turismo, voltada a orientar estabelecimentos públicos e privados na implementação de melhores práticas de inclusão, e a realização de cursos e oficinas de audiodescrição.
As ações têm o objetivo de garantir a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às experiências turísticas do município, contribuindo para um desenvolvimento alinhado à sustentabilidade, à inovação e ao respeito à diversidade.
“Entre as prioridades definidas para impulsionar ainda mais o turismo na cidade, a acessibilidade se destacou como eixo central. Desde então, temos colocado em prática projetos, ações e estratégias que vêm consolidando São Luís como um destino cada vez mais acessível, tanto para quem mora aqui quanto para quem visita a cidade”, ressaltou Saulo Santos, secretário de Turismo de São Luís.
A programação da culminância nacional do TFB segue até terça-feira (2), em São Luís (MA), com visitas técnicas no território Liberdade, maior quilombo urbano da América Latina, e no Mirante da Cidade, atrativo turístico que oferece uma visão em 360° do Centro Histórico e da região à beira-mar da capital maranhense.
Fonte: https://oimparcial.com.br/turismo/2025/12/turismo-inteligente-sao-luis-recebe-encontro-nacional-e-celebra-avancos-no-setor/
