12 de agosto de 2025
Uema leva ações educativas e sociais gratuitas para territórios indígenas
Compartilhe:

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, no período de 5 a 9 de agosto, uma série de atividades educativas, sociais e culturais em três territórios indígenas do estado, por meio do programa UemAção. A iniciativa teve como finalidade promover cidadania, inclusão e desenvolvimento sustentável nas aldeias Piçarra Preta (Bom Jardim), Bacurizinho (Grajaú) e Elbetel (Formosa da Serra Negra).

Coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), o UemAção é um programa de extensão universitária que leva ações da Uema para comunidades em situação de vulnerabilidade. A edição 2025 do projeto teve foco especial nos povos indígenas, com protagonismo de estudantes indígenas e uma programação construída a partir das demandas apresentadas por cada território.

“Esse projeto mostra que a Uema está presente em todo o Maranhão. É uma troca de saberes, onde levamos conhecimento, mas também aprendemos com as comunidades. A presença ativa de estudantes indígenas na ação reforça o compromisso com uma educação pública inclusiva e transformadora”, destacou o reitor da Uema, professor Walter Canales.

As ações incluíram palestras, oficinas, atendimentos na área da saúde, rodas de conversa, campanhas educativas, feiras temáticas e orientações sobre direitos e cidadania. A equipe da Uema foi composta por professores, técnicos e estudantes de diferentes áreas, atuando de forma integrada e com o apoio das lideranças comunitárias locais.

Ao promover diálogo direto com as comunidades e respeitar suas realidades, a Uema reafirma o papel da extensão universitária como ferramenta de transformação social e aproximação entre a universidade e os povos do Maranhão.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/08/uema-leva-acoes-educativas-e-sociais-gratuitas-para-territorios-indigenas-do-maranhao/