
Nesta sexta-feira (25), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) publicou o edital do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2026. A seleção busca preencher 5.980 vagas para cursos de graduação da Uema e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), com ingresso no primeiro semestre de 2026.
A quantidade representa uma elevação de 617 vagas em relação ao seletivo anterior. De forma inédita, o processo de seleção contará com um novo sistema de cotas sociais, determinado pela Medida Provisória nº 497/2025, que reserva 50% das vagas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede de ensino público.
As inscrições acontecem de 28 de julho a 22 de agosto, pelo site, com taxa de R$ 85. A avaliação será realizada em etapa única, com 60 questões objetivas e uma produção textual. As obras literárias exigidas são Cantos à beira-mar (Maria Firmina dos Reis), As meninas (Lygia Fagundes Telles) e Entre a espada e a rosa (Marina Colasanti).
“Este é o processo seletivo mais inclusivo da história da universidade. Com a nova política de reserva de vagas, a Uema reforça seu papel de agente de transformação social”, disse o reitor Walter Canales.
O exame será aplicada em 23 cidades-polo e contará com atendimento especializado para pessoas com deficiência e candidatas lactantes. O edital completo está disponível no site da Universidade.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/uema-publica-edital-do-paes-2026-com-novo-sistema-de-cotas-para-rede-publica/