
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir desta terça-feira (1º), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses de idade. A medida amplia a proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana e reforça o esquema vacinal infantil no país.
Até então, a vacina ACWY era aplicada apenas em adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico de vacinação. Com a nova diretriz, a dose de reforço antes feita com a vacina meningocócica C será substituída pela ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W e Y.
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o enfrentamento da doença”, afirma o ministro de Saúde, Alexandre Padilha.
O esquema vacinal para bebês segue com duas doses da meningocócica C aos 3 e 5 meses de idade. A novidade é que o reforço administrado aos 12 meses será, a partir de agora, feito com a vacina ACWY.
Crianças que já completaram o esquema vacinal com a meningocócica C, incluindo a dose de reforço, não precisarão receber a ACWY neste momento. No entanto, aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses já podem receber a nova versão do reforço.
A mudança está prevista na Nota Técnica nº 77/2025 do Ministério da Saúde, que detalha os esquemas vacinais atualizados e as orientações para aplicação da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país.
4,4 mil casos
Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG , Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Sobre a doença
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno. As virais predominam na primavera e verão.
*Fonte: Agência Gov
Fonte: https://oimparcial.com.br/saude/2025/06/vacina-contra-meningite-bacteriana-para-bebes-de-1-ano-sera-ofertada-pelo-sus-a-partir-de-terca-feira-1o/