21 de fevereiro de 2025
Vereadores solicitam a criação de Restaurantes Populares em São Luís
Compartilhe:

Os parlamentares da Câmara Municipal de São Luís têm se mobilizado para expandir a rede de Restaurantes Populares e oferecer à população uma alimentação de qualidade a preços acessíveis. Indicações foram encaminhadas na casa legislativa solicitando a instalação em pontos estratégicos da cidade, incluindo áreas rurais. Entre as propostas, destaque à do vereador Marcelo Poeta (PSB), que solicita a instalação nas imediações do Hospital Aldenora Belo.

“Sabemos que o tratamento do câncer envolve um custo emocional e financeiro muito alto para as famílias. Um Restaurante Popular próximo ao Aldenora Bello atenderia a essa necessidade e traria mais conforto e dignidade a quem está passando por um momento tão difícil, combatendo esta doença”, pontuou Marcelo Poeta. O parlamentar também reforçou a importância do acesso a políticas públicas desta natureza para o bem-estar e melhor qualidade de vida destes pacientes.

Poeta também encaminhou pedido para implantar uma unidade no bairro do Anil. A justificativa é a de que a região carece de uma alimentação saudável e acessível, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social. “São Luís tem regiões em que o acesso a refeições de qualidade ainda é um desafio para muitas famílias. Com o Restaurante Popular no Anil buscamos garantir não só a alimentação, mas também o direito de todos a uma vida mais digna”.

O vereador acrescenta que a proposta é fortalecer a política de segurança alimentar e combater a fome. “É um problema muito grave, que ainda afeta muitas pessoas em nossa cidade e acreditamos que um Restaurante Popular na região vai contribuir para amenizar este cenário”, explicou Marcelo Poeta.

Os pedidos também foram encaminhados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Mais propostas 

Outros vereadores também encaminharam propostas para expandir o serviço dos Restaurantes Populares em São Luís. O vereador Raimundo Penha (PDT) sugeriu a implantação de uma unidade no bairro São Bernardo. Para o parlamentar, o local se caracteriza por uma alta concentração de famílias em situação de vulnerabilidade.

“É urgente um olhar com mais atenção para as comunidades de São Bernardo. A população precisa de acesso a uma alimentação que seja nutritiva e ao mesmo tempo acessível. Com essa proposta, buscamos atender a uma necessidade básica e promover o bem-estar das famílias”, comentou Raimundo Penha.

Marlon Botão (PSB) propôs instalação na Zona Rural II de São Luís, onde moradores enfrentam dificuldades de acesso a serviços essenciais. “A zona rural de nossa cidade precisa de mais atenção. A distância dos centros urbanos e a falta de infraestrutura básica dificultam o acesso da população a serviços como a alimentação adequada. Com a implantação de um Restaurante Popular, garantiremos um direito fundamental a quem mais precisa”, afirmou.

A proposta da vereadora Thay Evangelista (União Brasil) sugere a construção de um Restaurante Popular no bairro Vila Itamar; enquanto André Campos (PP) propôs a implementação de um restaurante no bairro Madre Deus. Ambos com o objetivo de promover o acesso a uma alimentação mais justa.

Para a vereadora Magnólia (União Brasil), um restaurante popular atenderia a comunidade do bairro da Forquilha, “uma área onde a demanda por alimentação acessível é crescente”.

Aldir Júnior (PL) se manifestou pelos bairros Residencial Morada do Sol, Residencial Santo Antônio e Residencial Amendoeiras, na zona rural de São Luís. Para o vereador, é fundamental ampliar o alcance dos serviços em áreas mais distantes do centro da cidade.

“Moradores dessas regiões enfrentam dificuldades não só em termos de alimentação, mas também no que diz respeito ao transporte e à acessibilidade. A criação de um Restaurante Popular nessas áreas vai muito além de oferecer refeições; ela representa um passo importante para garantir uma maior equidade social”, destacou Aldir Júnior.

Por fim, o vereador Beto Castro (Avante) solicitou estudos técnicos para a construção de um Restaurante Popular no bairro de Fátima. Para Beto Castro, a proximidade de áreas comerciais e residenciais no bairro pode ser uma oportunidade para beneficiar um número maior de pessoas. 

Todas as propostas foram encaminhadas à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), coordenadora do programa dos Restaurante Popular.

*Fonte: ASCOM/CÂMARA

Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/02/vereadores-solicitam-a-criacao-de-restaurantes-populares-em-sao-luis/