
A vice-prefeita de Cedral, Alzenira Monteiro Silva, é indicada como suposta beneficiária irregular do seguro-defeso do INSS, benefício direcionado exclusivamente para pescadores artesanais. Além dela, sua filha, seu sobrinho e seu namorado teriam recebido as quantias, apesar de trabalharem em outros setores, conforme revelou reportagem do UOL.
O seguro-defeso é um benefício repassado durante o período em que a pesca de algumas espécies está proibida por motivos ambientais. Para ter direito ao repasse, o beneficiário deve exercer a atividade pesqueira de forma exclusiva, diretriz que não estaria sendo cumprida por parte dos beneficiários em Cedral.
Segundo o levantamento, Alzenira Monteiro Silva, conhecida como Zica do Sindicato (União), vice-prefeita eleita em 2024 e presidente do Sinpece (Sindicato dos Pescadores Artesanais de Cedral), recebeu o seguro-defeso durante quatro anos, de 2020 a 2024. Parte desse período coincide com sua atuação como professora, o que contraria as exigências legais para o recebimento do benefício.
Familiares envolvidos
Ariane Cristina Silva Soares, filha da vice-prefeita e estudante de odontologia, recebeu o recurso entre 2024 e 2025; Arianderson Rodrigues Silva, sobrinho de Zica, trabalha como produtor de conteúdo em redes sociais, no entanto consta como beneficiário desde 2022; Laurenilson Coelho Filgueiras, namorado da vice-prefeita, recebe o seguro desde 2022.
A quantia recebido por cada um gira em torno de um salário mínimo (cerca de R$ 1.500), repassados ao decorrer de cinco meses de cada ano em que estiveram cadastrados.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/08/vice-prefeita-de-cedral-e-alvo-de-investigacao-por-recebimento-irregular-de-beneficio-federal/