6 de novembro de 2025
Vídeo: guarda municipal saca arma em ônibus após ser cobrada
Compartilhe:

Uma discussão entre uma guarda municipal e um motorista de transporte coletivo causou pânico entre os passageiros da linha Mojo–Terminal da Cohab, em São Luís. O caso ocorreu no dia 30 de outubro, empresa de ônibus divulgou hoje às imagens.

Segundo relatos do condutor, a mulher entrou no ônibus normalmente, mas ao descer, apresentou uma carteira funcional da Guarda Municipal e exigiu que a viagem fosse considerada como carona institucional, sem pagamento da passagem.

O motorista explicou que não poderia conceder gratuidade, uma vez que existe uma orientação expressa da empresa para não autorizar embarques sem bilhete ou cartão de transporte. Nesse momento, a guarda teria sacado a arma de fogo e apontado em direção ao motorista, com forma de intimidação.

A situação causou pânico entre os passageiros e transtornos na linha. Após o ocorrido, o motorista informou que registrou boletim de ocorrência e comunicou fato oficialmente à empresa.

O secretário Marcos Affonso, titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que a guarda municipal foi afastada, a arma é funcional e foi recolhida e que ela vai responder processo na corregedoria da Semusc. O afastamento foi confirmado pelo Prefeito de São Luís Eduardo Braide.

A partir da Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, os integrantes das guardas municipais podem portar armas de fogo, desde que atendam a certos requisitos. A Lei nº 13.022/2014 estabelece que as guardas municipais podem usar armamento letal e não letal, conforme exigências técnicas, psicológicas e jurídicas. 

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/video-guarda-municipal-saca-arma-em-onibus-apos-ser-cobrada-por-passagem-em-sao-luis/