17 de novembro de 2025
“Xilovivências” celebra o legado de Airton Marinho com exposição e
Compartilhe:

O artista visual Airton Marinho vai celebrar sua trajetória nas artes com a exposição “Xilovivências: A Trajetória do Artista Airton Marinho”, que será inaugurada no dia 21 de novembro, a partir das 19h, no Museu Casa de Nhozinho ( Rua Portugal, 18, Praia Grande – São Luís- MA).

A mostra reúne 15 obras originais que revisitam os mais de 40 anos de carreira de Airton Marinho, reconhecido como um dos grandes mestres da xilogravura maranhense e figura essencial para a arte popular brasileira.

Organizada em torno de coleções emblemáticas — Brincadeiras Infantis (1980), Ao Trabalho (1984), Lendas e Mitos (1986), Super Heróis (1988), Festas da Ilha (1992), Velas do Portinho (1998), As Divas (2024) e Festança do Maranhão (2025) —, a exposição oferece ao público um panorama amplo da produção de Marinho, marcada pela poética visual do cotidiano, da ancestralidade e das festas populares.

“Desde a minha infância sempre gostei de desenho, e lembro muito das tardes de chuva de inverno, da areia molhada na porta da minha residência… Os amigos iam jogar futebol, chuço e eu ia desenhar na areia molhada, minhas figuras. Ali já era uma tendência que eu tinha pra gostar de desenho”, lembra Airton.

Aos 15 anos, quando veio do município maranhense de Vitória para São Luís, Airton conheceu a técnica da xilogravura, se profissionalizou, começou a desenvolver pesquisa sobre a cultura popular no Maranhão e se tornou o grande artista que é ao longo desses 40 anos.

“Nesse trabalho nós vamos mostrar essa sequência da primeira coleção até a última que foi feita neste ano. E são Festas e Festanças no Maranhão”, comenta.

A programação também inclui uma oficina prática de xilogravura ministrada pelo próprio artista nos dias 28 e 29 de novembro, na Galeria Trapiche (Av. Pedro II, 241, Centro). A atividade é voltada a estudantes e comunidades locais, promovendo a integração entre arte, educação e tradição.

A mostra permanece aberta à visitação até 21 de dezembro de 2025, com entrada gratuita, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da arte maranhense.

O artista

Airton Marinho é um dos grandes nomes da xilogravura maranhense e brasileira, com obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Casa da Xilogravura de Campos do Jordão, do Ministério da Cultura e em instituições internacionais, como em Washington (EUA). Reconhecido por prêmios e homenagens, teve suas gravuras exibidas na novela A Cor do Pecado (2004). Sua arte expressa a força da cultura popular, retratando o cotidiano e as tradições do Maranhão. Com o projeto “Xilovivências”, sua trajetória e legado unem arte, educação e memória.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/11/xilovivencias-celebra-o-legado-de-airton-marinho-com-exposicao-e-oficina/