
O Festival Zabumbada chega a sua quarta edição como um momento de celebração da cultura popular, dando destaque à cultura maranhense, às tradições populares e ao intercâmbio cultural entre artistas da terra e de outros estados do Brasil. Esse ano, o Zabumbada acontece nos dias 25 e 26 de julho, na Praça das Mercês, no Centro Histórico, a partir das 18h.
O evento é realizado pela Temporana Produções Culturais, com recursos da Lei Paulo Gustavo, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria Estadual e Municipal de Cultura e com patrocínio da Equatorial Maranhão. O festival é inclusivo para todas as pessoas, de todas as idades, com área acessível a pessoas com deficiência e intérpretes de Libras em todos os espaços.
“ A cada ano é uma alegria poder oferecer para nossa cidade um festival tão diverso que mostra a riqueza da nossa cultura, a exuberância e identidade da nossa arte. Esse ano será ainda mais bonito e esperamos que o público venha celebrar com a gente essa festa que é totalmente gratuita, que possibilita a inserção dos nossos artistas e o fomento da economia criativa local.”, afirmou Carol Marques, diretora geral do Festival Zabumbada.
No dia 25, a abertura do palco principal será ao som da musicalidade maranhense com beleza e resistência do Côco Pirinã, seguido do Boi Brilho de São João da Liberdade 2 (sotaque de Zabumba) e Boi União da Baixada (sotaque da Baixada). Às 21h é a vez do show do Batucada Misteriosa, grupo paraense que representa o carimbó urbano autoral e dialoga com as tradições ribeirinhas, quilombolas, indígenas e com a religiosidade das encantarias, fortalecendo o pertencimento dos povos amazônicos.
A programação continua com a força e o bailado único dos caboclos de fita do Bumba Meu Boi de Juçatuba (sotaque da Ilha). E encerrando a noite, às 23h, o Zabumbada será palco do encontro de Afrôs, banda autoral de São Luís, marcada pela presença de mulheres na linha de frente, com a cantora Flávia Bittencourt, cantora e compositora maranhense com forte senso de identidade que canta sua terra, o universo feminino, a cultura popular e a música contemporânea.

Nos intervalos dos shows e apresentações, a música fica por conta da DJ Fê Marques, que transforma a pista em território de liberdade, diversão e pertencimento.A programação conta ainda com o palco do forró, com o show da cantora Tauana e Forró Zabumbada diretamente do Piauí apresentando músicas autorais e versões de forrós consagrados de Flávio José, Trio Nordestino, dentre outros; e o Baile do PV, que traz um repertório que transita entre clássicos do forró tradicional, autorais e releituras cheias de identidade.
Na feirinha criativa, a música fica por conta dos DJs Lui Brito e Chico Flávio.Já no sábado (26) a música no palco principal começa ao som dos tambores e da malemolência do Cacuriá Assacana. Logo em seguida, tem as apresentações do Boi Brilho da Areia Branca (sotaque Costa de Mão) e do Boi de Leonardo (sotaque de Zabumba), trazendo a beleza, a tradição e a diversidade do bumba meu boi maranhense.
A programação continua com show da banda Sarminina Flor (PI), banda que traz traz elementos da cultura popular como coco, samba, cacuriá, o maracatu e as cantigas de roda, buscando explorar o cotidiano interiorano e a ancestralidade; Boi de Maracanã (sotaque da Ilha), apresentando verdadeiras poesias em forma de toadas, com suas matracas e pandeirões.

O último show da noite, às 23h, será com a cantora e compositora baiana Majur, fazendo no Maranhão a estreia da turnê “Gira Mundo”, após voltar da turnê internacional. Ela apresenta o repertório do novo disco, que explora uma estética afropop contemporânea homenageando em cada música, uma força da natureza — os orixás, como são conhecidos no Brasil — por meio de cantigas e mensagens.

“Estou muito feliz de iniciar a turnê no nosso Maranhão. O destino, os deuses quiseram. Como cantora e compositora da música e cultura afro-brasileira, é uma alegria imensa viver esse momento. Vai ser um encontro lindo, especial demais!”, afirmou Majur.
Ao longo da noite, o Dj Adriano Sound apresenta no palco discotecagem com uma sonoridade carregada de grooves, swings e tambores. No palco do forró tem shows de Vânia Coelho e Xote das Meninas e Trio Mulundus que pelo segundo ano traz para o Zabumbada clássicos do forró nordestino e canções que influenciam a cultura dos vaqueiros. Na feirinha criativa, apresentação de DJ Cah Rodrigues e um set de house music, brasilidades, pop nacional e internacional.
A programação é gratuita. Acompanhe o perfil @festivalzabumbada para ficar por dentro da programação.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/zabumbada-2025-valoriza-cultura-maranhense-e-promove-intercambio-com-artistas-nordestinos/