
Na última quinta-feira (17), José Roberto Caju, campeão do MasterChef Brasil 2024, esteve nos estúdios do O Imparcial para conversar sobre sua jornada como cozinheiro, bastidores vividos durante as gravações do programa, aspectos da comunidade gastronômica brasileira e muito mais. Sendo o primeiro nordestino a vencer o reality, Roberto nasceu em Natal (RN) e hoje vive em São Luís.
Antes de conquistar o carinho do público por sua identidade e representatividade apresentadas em seu estilo culinário, o campeão conta que seu início no universo da gastronomia começou desde cedo. “Quando criança, eu ficava responsável por cuidar da alimentação de meus irmãos, então naquela época eu já precisava cozinhar e meter a mão na massa”, relata.
Ainda no início de sua trajetória dentro da gastronomia, Roberto conta que começou a desenvolver novas receitas para que a própria família não comesse o mesmo prato todos os dias. “Meu pai era agricultor e feirante, era comum que alguns produtos voltassem para casa, e, para não comer sempre a mesma coisa, eu acabei querendo ser criativo pra transformar aquilo em algo diferente”, afirmou.
O universo da gastronomia permaneceu somente como um hobby durante muitos anos da história de Roberto. No entanto, algo mudou após a chegada do MasterChef à televisão brasileira. “Quando eu comecei a assistir ao programa, eu não tinha a ambição de participar, porém fui instigado a estudar sobre gastronomia cada vez mais. Antes de realmente pensar em me inscrever, eu já vinha me preparando havia 10 anos. Isso foi acendendo uma paixão ainda maior”.
Após demonstrar que possuía um claro potencial culinário, o campeão conta que a família e os amigos foram fundamentais para motivá-lo a participar do reality. “Eu recebia muitos elogios das pessoas que provavam da minha comida. Isso foi me dando confiança para finalmente me inscrever, até que um dia meus filhos afirmaram que eu deveria tentar participar — e assim eu fiz”, disse Roberto.
Disputar e vencer o programa foi apenas o início de uma nova e desafiadora caminhada para Roberto. As experiências gastronômicas que ele viveu proporcionam uma reflexão valiosa para os entusiastas da culinária que buscam por representatividade e identidade. “Ao visitar diferentes públicos, percebi que muitas vezes as pessoas associam qualidade com aquilo que é gourmet ou vem de fora. Essa é uma realidade que, infelizmente, ainda existe em muitos lugares, e acaba desvalorizando a nossa cozinha. A culinária do Brasil possui pratos coloridos e ricos em ingredientes, especialmente no Norte e Nordeste. Essa cultura deve ser valorizada por nós, brasileiros”, afirma.
Para Zé Roberto, a conquista do título de campeão do MasterChef Brasil representa um processo de ressignificação e autodescoberta. Ele destaca que o sucesso de sua trajetória no programa esteve inteiramente ligado às suas raízes. “Não adiantava eu ir pro programa pra contar a história de outra pessoa. Por mais que eu tivesse estudado a culinária de outros países, eu precisava valorizar a intensidade da minha própria identidade. Quando eu entendi isso, houve uma virada de chave”, relata.
Com a história de sucesso e superação vivida por Roberto, a culinária nordestina segue em destaque com novas personalidades e talentos que enriquecem o cenário gastronômico do Brasil e do mundo. Por fim, ele ressalta a importância de ter confiança nas próprias ambições.
“Antes do programa, eu não fazia muitas coisas por medo de dar errado, porém devemos tentar mesmo com nossas inseguranças. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então é importante ter convicção daquilo que desejamos. O sentimento de realização é ainda mais satisfatório quando estamos alcançando um objetivo verdadeiramente almejado”, conclui Zé Roberto Caju.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/07/ze-roberto-caju-campeao-do-masterchef-2024-fala-sobre-raizes-superacao-e-identidade-na-cozinha/