A rua Gonçalo de Carvalho, localizada no bairro Independência, em Porto Alegre (RS), é motivo de admiração de moradores e turistas da capital gaúcha. A harmonia entre natureza, cidade e memória histórica fez com que o local ganhasse o apelido informal de “rua mais bonita do mundo”.
Com esse reconhecimento, tornou-se um ponto de interesse para quem busca exemplos de urbanismo sustentável e preservação ambiental. São 156 árvores que formam o corredor verde que caracteriza a rua ao longo de aproximadamente 500 metros.
O coordenador de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Diogo Del Ré, afirma que tipuanas (Tipuana tipu), pitangueiras (Eugenia uniflora), chal-chal (Allophylus edulis) e figueiras-benjamim (Ficus benjamina) compõem majoritariamente a vegetação.
As copas dessas árvores atingem, em média, 18 metros de altura, criando o túnel natural que se tornou marca do local. O plantio remonta à década de 1930.
A Smamus faz a gestão da arborização, enquanto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) executa os manejos — como podas e eventuais supressões. Um levantamento contratado pela prefeitura identificou que, das 156 árvores, apenas três apresentam estado fitossanitário considerado ruim.
VEJA TAMBÉM:
-
Destino eleito como o melhor do Brasil fica em Santa Catarina e está bem longe das praias
Rua mais bonita do mundo é patrimônio ambiental de Porto Alegre
O reconhecimento da via como a “rua mais bonita do mundo” veio após o biólogo português Pedro Nuno Teixeira Santos compartilhar fotos da rua nas redes sociais e torná-la apreciada no mundo. Diante disso, o valor simbólico da rua Gonçalo de Carvalho levou o município a adotar medidas formais de proteção. Em 2006, o então prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, declarou a vegetação da rua Patrimônio Histórico, Cultural e Ecológico.
Em 2012, a Lei dos Túneis Verdes definiu a via como área de uso especial por reunir características ecológicas, culturais, turísticas e paisagísticas relevantes, além de grande circulação biológica.
Visitantes consideram a rua Gonçalo de Carvalho, localizada no bairro Independência, em Porto Alegre, a mais bonita do mundo (Foto: Sérgio Louruz/Prefeitura de Porto Alegre)A preservação, no entanto, exige cuidados constantes. A Smamus afirma que prioriza interferências mínimas nos túneis verdes, mas eventos climáticos extremos tornam necessário realizar manejos pontuais, sempre após avaliação individual de cada árvore para garantir a manutenção da ambiência.
Em relação à qualidade do ar na rua, embora seja comum a percepção de que o ambiente é mais agradável, a Smamus informa que não possui dados técnicos ou científicos que permitam afirmar que a qualidade do ar ali é diferente do restante da cidade.
Rua mais bonita do mundo contribui para enriquecimento do contexto urbano
A diretora de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal da Cultura, Juliana Wagner, destaca que, embora Porto Alegre reconheça a rua apenas como patrimônio ambiental, esse tipo de patrimônio é inseparável do cultural e da paisagem, pois enriquece o contexto urbano.
“O patrimônio ambiental anda ao lado do patrimônio cultural, afinal são bens que se relacionam na paisagem e promovem um enriquecimento urbano de forma conjunta. Além da questão de preservação natural, estes patrimônios juntos carregam a identidade e a história de um território”, disse.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/a-rua-brasileira-considerada-uma-das-mais-bonitas-do-mundo/
