28 de dezembro de 2025
Acordo entre aeronautas e empresas evita greve na aviação
Compartilhe:

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou neste domingo (28) que não haverá greve na aviação brasileira. Segundo ele, um acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e as companhias aéreas, com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), garantiu a normalidade dos voos e a segurança dos passageiros.

A decisão ocorre após os aeronautas da aviação regular aprovarem a nova proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período de 2025 a 2026. A negociação foi conduzida sob mediação do TST e acompanhada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota, a pasta informou que “o diálogo se desenvolveu de forma responsável e colaborativa, sob o acompanhamento do Ministério e da Anac, resultando em um acordo que estabelece ajustes em pontos relevantes das reivindicações trabalhistas, garantindo segurança jurídica e estabilidade para o setor”.

A greve vinha sendo discutida após o SNA convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para esta segunda-feira (29), na qual seria avaliada a deflagração de paralisação. A mobilização ocorreu depois de a categoria rejeitar, na semana passada, a proposta inicial apresentada pelas empresas aéreas para a renovação da convenção coletiva.

Com o novo entendimento, a greve na aviação foi descartada. Segundo Silvio Costa Filho, a mediação do Tribunal Superior do Trabalho foi decisiva para o desfecho das negociações. “A mediação do TST foi fundamental para assegurar equilíbrio nas negociações e preservar um setor estratégico para a economia nacional, o turismo e a mobilidade dos brasileiros”, afirmou o ministro.

Com o acordo firmado, os voos seguem operando normalmente em todo o país, afastando o risco de impactos no transporte aéreo às vésperas do início da semana do Réveillon.

VEJA TAMBÉM:

  • Aéreas no vermelho: R$ 55 bilhões de prejuízo em dez anos e uma crise sem fim
  • Centenas de cristãos são presos em megaoperação policial na China

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/acordo-entre-aeronautas-e-empresas-evita-greve-na-aviacao-anuncia-ministro/