8 de abril de 2025
Acordo inusitado: Bolsonarista e psolista se unem em defesa do
Compartilhe:

Uma cena inusitada marcou a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (XX). Deputados Renan Jordy (PL), bolsonarista raiz, e Yuri Moura (PSOL), um dos nomes fortes da esquerda no parlamento fluminense, deixaram de lado suas diferenças ideológicas para defender o projeto de lei 3.964/24, que propõe a criação do Dia Estadual do Professor de Jiu-Jitsu, a ser celebrado anualmente em 9 de setembro.

Ambos os parlamentares, praticantes da arte marcial, argumentaram em defesa dos professores de jiu-jitsu, que enfrentam dificuldades para obter registro profissional devido a um impedimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

“É um esporte que gera economia para o estado e tira muitas crianças da criminalidade. Embora a questão da regulamentação seja uma questão federal, esta Casa não pode se furtar ao debate”, declarou Jordy, autor da proposta.

Moura, por sua vez, elogiou a iniciativa do colega e o convidou a integrar a frente parlamentar em defesa dos professores de jiu-jitsu. “Parabenizo pela iniciativa e vou convidá-lo para as reuniões da frente”, afirmou o psolista.

Apesar das conhecidas divergências políticas, os deputados mostraram um raro momento de convergência em prol de uma causa comum. “Estamos em trincheiras diferentes, mas o esporte está acima de tudo”, concluiu Jordy, selando o acordo improvável.

A proposta segue agora para segunda votação na Alerj, e a aliança inesperada entre Jordy e Moura pode abrir um precedente para futuras colaborações entre parlamentares de diferentes espectros políticos em outras questões de interesse comum.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/acordo-inusitado-bolsonarista-e-psolista-se-unem-em-defesa-do-jiu-jitsu-na-alerj/