31 de outubro de 2025
Lideranças do CV de outros estados se abrigaram no RJ
Compartilhe:

O secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou nesta sexta (31) que a chamada “ADPF das Favelas” foi a responsável pelo espalhamento do Comando Vermelho para praticamente todos os estados do país, e que isso ficou comprovado com a megaoperação deflagrada na última terça (28) que levou 113 criminosos à prisão e deixou 117 mortos.

“Temos que fazer uma constatação de que a PCERJ alertou há 5 anos: com o advento das restrições às operações, a Polícia Civil fez dois relatórios onde alertamos que essas restrições levariam ao fortalecimento do crime organizado, no aumento das disputas territoriais, de barricadas, além disso as favelas se tornariam bases operacionais do crime organizado e convidativo para que lideranças de outros estados viessem para cá. Alertamos e hoje está aqui a constatação disso”, afirmou ao iniciar o detalhamento dos números da operação.

Ele ainda completou afirmando que “os completos da Penha e do Alemão, até aquela ocupação de 2010, eram o QG (quartel-general) do CV apenas aqui no estado do Rio de Janeiro. Essa constatação de hoje mostra que passaram a ser o QG do Comando Vermelho em nível nacional. São destes complexos que partem todas as ordens, decisões e diretrizes da facção para todos os outros estados, praticamente todos os estados do Brasil”.

Segundo os números apresentados em uma coletiva, dos 113 presos, 54 possuem anotações criminais. “É bom ressaltar que todos os presos, até o momento que temos noticia, tiveram a prisão preventiva decretada na audiência de custodia, todas dentro da legalidade”, pontuou.

Sobre os 117 mortos, até o momento 99 foram identificados. Destes, 42 contavam com mandados de prisão pendentes, 78 apresentavam relevante histórico criminal como homicídio, tráfico de drogas, roubos, organização criminosa, etc. Curi ainda afirmou que 40 são de outros estados: 13 do Pará, 7 do Amazonas, 6 da Bahia, 4 do Ceará, 1 da Paraíba, 4 de Goiás, 1 do Mato Grosso e 3 do Espírito Santo.

“Ou seja, tivemos narcoterroristas neutralizados de quatro regiões do país, menos do Sul”, afirmou.

Curi reforçou que vários dos presos e mortos são lideranças do Comando Vermelho de outros estados: um do Pará, 2 do Amazonas, 3 da Bahia, 2 de Goiás e 1 do Espírito Santo. “Pelo menos 1/3 dos presos são de outros estados”, pontuou.

Mais informações em instantes.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/adpf-favelas-comando-vermelho-espalhar-todo-pais/