Menos de um mês após a contratação, os advogados Gustavo Bonini Guedes e Thiago Boverio vão deixar a equipe jurídica de Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo. O pedido de renúncia foi feito nesta terça-feira (13), à Justiça Eleitoral.
Os advogados têm um histórico de clientes no meio politico e ligados mais ao espectro da direita. Guedes é advogado do ex-presidente Michel Temer (MDB) e recentemente ajudou a livrar o senador Sergio Moro (União-PR) de ter o mandato cassado no processo que apurava suposto abuso de poder econômico. Já Boverio advoga para o PSD, de Gilberto Kassab, e atuou em casos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O jornal O GLOBO apurou que a campanha está desordenada e que Marçal não vinha ouvindo os conselhos dos advogados, e a situação piorou após o debate da Band, na semana passada, em que Marçal acusou sem provas o candidato Guilherme Boulos (PSOL) de ser usuário de cocaína. Marçal tem dito que tem provas que corroboram suas insinuações, mas não as apresentou nem para seus auxiliares. Uma fonte falou em “puro amadorismo” na campanha, e as queixas de integrantes se acumulam porque Marçal só ouviria pessoas de seu staff pessoal.
Depois do debate, Marçal foi alvo de decisões judiciais desfavoráveis que mandaram ele excluir publicações, o que também gerou desgaste na campanha, segundo fontes. Segundo pessoas próximas, Marçal só daria ouvidos para Tassio Renam, seu advogado pessoal, e até mesmo lideranças do partido e Wilson Pedroso, contratado para coordenar a campanha, teria dificuldades para conversar diretamente com o candidato.
À reportagem, Boverio afirmou que Marçal “é um cara do bem e está com muita energia pra ganhar a eleição”.
— Não houve contratempo. Talvez o seu staff entenda que neste momento não há tanta necessidade de apoio jurídico para uma contenção de riscos — falou.
Os advogados comunicaram a saída a Marçal e ao PRTB nesta terça. A contratação dos advogados ocorreu em meio a questionamentos jurídicos sobre a candidatura de Marçal dentro do PRTB. O partido enfrenta disputas internas desde 2021, quando Levy Fidelix, fundador e principal liderança da sigla, morreu. Marçal foi oficializado como candidato em convenção partidária realizada em 3 de agosto.
Com informações do GLOBO.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/advogados-de-marcal-deixam-campanha-menos-de-um-mes-apos-contratacao/