28 de outubro de 2025
Aeroporto de Florianópolis supera 1 milhão de turistas estrangeiros
Compartilhe:

Mais de 1 milhão de passageiros internacionais já passaram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis em 2025. No país, essa marca só havia sido superada, em um único ano, pelos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, o que posiciona a capital catarinense como um dos destinos brasileiros mais procurados por visitantes do exterior.

Santiago, no Chile, foi a cidade de origem que mais enviou turistas para o Aeroporto de Florianópolis. O desempenho foi 31,06% superior ao de Buenos Aires, na Argentina, que tradicionalmente liderava o ranking. Até agora, no acumulado do ano, os principais destinos internacionais em movimentação de passageiros no aeroporto da capital catarinense foram:

  • Santiago – 443 mil
  • Buenos Aires – 338 mil
  • Lisboa – 59 mil
  • Panamá – 50 mil
  • Outros – 310 mil

Para Ricardo Gesse, o diretor-executivo da Zurich Airport Brasil — empresa que administra o aeroporto — o resultado foi possível em função da ampliação das opções de voos internacionais. Desde o ano passado, Florianópolis ganhou linha direta com Lisboa, via TAP, e Panamá, via Copa Airlines – rotas que proporcionam também conexões rápidas para, respectivamente, Europa e América do Norte e Caribe.

“Esse marco é resultado de uma estratégia consistente de expansão de rotas, parceria entre o público e o privado, investimentos em infraestrutura e confiança das companhias aéreas. Florianópolis se consolida como um destino global, e nosso compromisso é continuar elevando a experiência de viagem e contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destacou Gesse.

Até o final do ano, as projeções indicam que o Floripa Airport deve alcançar 1,2 milhão de passageiros, em um crescimento que chega a 580% se comparado a 2022, ano de recuperação do pós-pandemia de Covid-19.

VEJA TAMBÉM:

  • Floripa se prepara para turismo recorde no verão com milhões em obras e telemedicina multilíngue

Campanhas promocionais e aumento nas rotas internacionais impulsionam turismo

Para atrair cada vez mais turistas internacionais, a Secretaria do Turismo de Santa Catarina tem desenvolvido um conjunto de estratégias para promover o estado no exterior. Isso inclui investimentos em campanhas promocionais, expansão da malha aérea e fortalecimento da imagem de Santa Catarina como destino completo e diversificado, com opções para todas as estações do ano.

“Nosso compromisso é consolidar Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil, garantindo que o investimento em conectividade continue a ser o motor do desenvolvimento catarinense”, disse a secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif. Entre as iniciativas, destacam-se:

  • campanhas sazonais: que posicionam o estado como destino turístico em todas as épocas do ano, valorizando desde as belezas naturais e culturais da serra no inverno até as praias e festas do litoral no verão.
  • promoção de destinos regionais: que amplia a visibilidade de cidades que vão do litoral até a serra catarinense.
  • expansão da malha aérea: resultado da articulação entre governo estadual, companhias aéreas e aeroportos, que abriu novas rotas internacionais e fortaleceu a conectividade do estado com mercados estratégicos.

“A gestão privada competente no aeroporto de Florianópolis, aliada agora a uma política pública sólida por parte do estado, encurtou a distância de Florianópolis e de Santa Catarina com o mundo. Nos enche de orgulho poder dizer que já somos o terceiro maior destino internacional do Brasil”, afirmou o secretário catarinense de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

VEJA TAMBÉM:

  • Turismo internacional é impulsionado no estado de Santa Catarina

    Argentinos impulsionam turismo internacional em SC e estado bate recorde histórico antes do verão

Mais de 800 mil turistas estrangeiros são esperados para a temporada de verão

A marca de 1 milhão de turistas internacionais, alcançada no último dia 16 de outubro, demonstra uma trajetória de crescimento acelerado para o Aeroporto Internacional de Florianópolis. Em 2018, ano em que a Zurich Airport Brasil iniciou a administração, o aeroporto registrou pouco mais de 273 mil passageiros internacionais. Em sete anos, o crescimento acumulado foi de 356%.

Evolução no número de passageiros internacionais desde 2018 no Aeroporto de Florianópolis

  • 2018 – 273 mil
  • 2019 – 267 mil
  • 2020 – 156 mil*
  • 2021 – 15 mil*
  • 2022 – 176 mil
  • 2023 – 397 mil
  • 2024 – 926 mil
  • 2025 – 1,2 milhão
    *pandemia de Covid-19

Para a próxima temporada de verão, a expectativa é de um movimento ainda mais intenso, com a previsão de 819 mil passageiros internacionais entre dezembro e março. Serão 12 rotas conectando Santa Catarina a países da América do Sul, Caribe e Europa.

Ao todo, 10 companhias aéreas vão operar até 64 voos internacionais em um único dia. Só para a Argentina haverá rotas para a capital Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Salta e Tucumán — estas duas últimas inéditas e operadas pela Aerolíneas Argentinas.

Outra novidade é a rota regular para Lima, no Peru, com três frequências semanais a partir de 2 de dezembro, operada pela Latam. Para atender à alta demanda, a Copa Airlines adicionará uma frequência semanal na rota que liga Florianópolis ao Panamá, oferecendo cinco voos por semana para o destino entre dezembro e janeiro.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/santa-catarina/aeroporto-de-florianopolis-milhao-turistas-internacionais/