8 de agosto de 2025
‘Nem com 81 assinaturas eu pauto’ – Agenda do Poder
Compartilhe:

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foi direto ao rechaçar a possibilidade de dar andamento ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em reunião com líderes partidários nesta quinta-feira (7), incluindo representantes da base do governo e da oposição, o senador afirmou de forma contundente que não pretende pautar o processo — mesmo que receba apoio unânime dos 81 senadores.

“Nem se tiver 81 assinaturas, ainda assim não pauto impeachment de ministro do STF para votar”, afirmou Alcolumbre, em tom elevado, segundo relatos da Coluna do Estadão. Presentes na reunião estavam, entre outros, os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Rogério (PL-RO).

Frustração na oposição

A declaração caiu como um balde de água fria sobre os senadores bolsonaristas, que haviam anunciado mais cedo ter conseguido as 41 assinaturas necessárias para aprovar a admissibilidade do processo — desde que o presidente da Casa aceitasse levá-lo à frente.

Diante da resistência de Alcolumbre, o líder da oposição, senador Carlos Portinho (PL-RJ), tentou manter o ânimo da base aliada de Jair Bolsonaro. “Uma coisa de cada vez. Agora tem 41 assinaturas. Depois conseguiremos apoio para ter 54 votos. Vamos comemorar a vitória de hoje”, declarou.

Comparação com o impeachment de Dilma

Portinho também sugeriu que o cenário pode mudar ao longo do tempo e citou o caso do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que inicialmente resistia ao impeachment de Dilma Rousseff. “Um processo de impeachment não é fruto de vontade do presidente da Casa. É um movimento de maturação e tempo. O ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, também não ia votar o impeachment de Dilma Rousseff. Mas uma hora o vento muda”, disse o senador.

.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alcolumbre-barra-impeachment-de-moraes-nem-com-81-assinaturas-eu-pauto/