17 de outubro de 2024
Alerj aprova concessão de Medalha Tiradentes para oficial da PM
Compartilhe:

Deputados presentes na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta quarta-feira (16/10), reagiram com certa indignação à aprovação da concessão da Medalha Tiradentes para o coronel da Polícia Militar, Marcelo Moreira Malheiros.

No mês passado, o oficial foi denunciado pelo Ministério Público por suposto envolvimento com milicianos de Jacarepaguá. A iniciativa da homenagem é do deputado Léo Vieira (Republicanos), prefeito eleito de São João de Meriti.

Investigações do Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP, revelaram que o oficial era chamado de “pai” e que teria recebido presentes do grupo.

Malheiros, ainda segundo as investigações, teria pedido aos milicianos que disparassem mensagens elogiando seu trabalho como forma de “obter apoio político de criminosos” na Zona Oeste.

O coronel chegou a ser um dos quatro nomes levados ao governador Cláudio Castro para assumir a secretaria estadual de Polícia Militar, mas acabou não sendo escolhido para o cargo. Em 33 anos de PM, comandou companhias de policiamento na capital e na Baixada Fluminense. Em abril, foi exonerado da função. Malheiros negou todas as denúncias.

“Em setembro, ele sofreu uma ação do MP. Foi indicado como atuando na milícia da Zona Oeste. Segundo o MP, ele era chamado pelos milicianos de pai. Por isso, meu voto contrário”, reagiu a deputada Martha Rocha (PDT), que foi seguida pelas bancadas do Psol, PT, Luiz Paulo (PSD), Tia Ju (Republicanos) e Samuel Malafaia (PL).

Deputados confirmando o voto contrário à concessão da Medalha Tiradentes.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-aprova-concessao-de-medalha-tiradentes-para-oficial-da-pm-que-teria-envolvimento-com-milicia/