O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), anunciou, nesta terça-feira (04), durante a abertura oficial do ano legislativo, que irá criar uma comissão com deputados, secretários e servidores para debater um acordo sobre a recomposição salarial dos servidores estaduais. Bacellar aproveitou a presença do governador Cláudio Castro para cobrar respostas mais efetivas para a questão.
O tema da recomposição salarial dos servidores estaduais é uma demanda antiga da categoria, que vem sofrendo com perdas salariais nos últimos anos. Em 2024, a Alerj, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a Defensoria Pública iniciaram o pagamento da recomposição em três parcelas, referentes às perdas inflacionárias acumuladas entre 2017 e 2021. No entanto, o Poder Executivo ainda não cumpriu a segunda parcela, de 6,5%, correspondente ao ano passado, e não incluiu o incremento previsto no orçamento de 2025.
A situação tem gerado insatisfação entre os servidores, que realizaram diversas manifestações em frente à Alerj para cobrar o pagamento da recomposição salarial. O Fórum dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj) já anunciou que irá realizar um novo ato em 2025 para pressionar o governo a cumprir o acordo.
A ideia é que a comissão seja composta por deputados, secretários de estado e representantes dos servidores, e terá como objetivo construir um acordo sobre a recomposição salarial que seja viável para o governo e atenda às demandas da categoria.
Ao anunciar a criação da comissão, Bacellar cobrou do governador Cláudio Castro respostas mais efetivas para a questão. “Não que o senhor não ouça o Parlamento. Pouquíssimas vezes ouvi um não do senhor, mas é preciso respostas mais efetivas”, disse o presidente da Alerj, que completou: “Esta semana vamos resolver isso, com a criação de uma comissão, com a participação de deputados, secretários e servidores”.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-busca-acordo-para-recomposicao-salarial-de-servidores-estaduais/