21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) publicou, nesta segunda-feira (03/06), a convocação do primeiro suplente do MDB, Rafael Picciani, para assumir a vaga de Otoni de Paula Pai, que morreu na semana passada em decorrência de um câncer de fígado. Picciani é o atual secretário estadual de Esporte e Lazer e, ao que tudo indicada, assim que assumir o posto deverá se licenciar para continuar no Executivo.

De acordo com os bastidores, o governador Cláudio Castro chegou a propor que ele assumisse na Alerj e indicasse um substituto, mas Picciani não se convenceu. No velório de Otoni Pai, ele chegou a declarar que “honraria o mandado” do ex-colega, embora não gostasse de retornar à função a partir da morte do deputado. Mas em declarações recentes ele já admitiu que tem o desejo de permanecer à frente da pasta “para dar continuidade a projetos importantes neste ano de Olimpíada”.

Sendo assim, a vaga seria ocupada por Tiago Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias. O primeiro suplemente é famoso no mundo do funk e entre jogadores de futebol, tendo confeccionado peças para o casal Léo Santana e Lore Improta, MC Poze do Rodo, o cantor L7 e o atacante do Real Madrid, Vinicius Junior.  Em suas redes sociais, ele ainda ostenta trabalhos em joias feitos para Neymar e o ex-jogador Adriano.

Mas sua reputação tem gerado preocupação na Casa. TH já foi preso pela Polícia Civil, em 2017, acusado de integrar uma quadrilha de traficantes e de ser responsável pela lavagem de dinheiro através de empresas do ramo de joias. Ele também foi acusado de pagar propina a policiais militares em troca de informações privilegiadas.

No processo eleitoral de 2022, segundo certidões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Tiago concorreu ao cargo de deputado enquanto apelava de uma decisão de primeira instância na Justiça do Rio no processo em que responde por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.  

A defesa TH já emitiu uma em que afirma que ele “teve seu nome indevidamente associado a fatos que nada têm a ver com sua curva de vida e aderem como preconceituosa a associação de sua imagem a acontecimentos que já estão sendo devidamente esclarecidos na Justiça e que ao final restará comprovadas que não existe nenhuma ligação dele com os ocorridos”.

Tutuco da volta e Medalha para Otoni

No mesmo D.O., o deputado Gustavo Tutuca (PP) também comunicou a retomada de seu mandato na Alerj. Entretanto, o parlamentar esteve na Casa apenas para protocolar alguns projetos, mas já foi renomeado como secretário estadual de Turismo. Outra publicação foi a concessão da Medalha Tiradentes post mortem para Otoni Pai, que foi assinada pelos 70 deputados.

“A Alerj consolida mais uma singela homenagem ao deputado Otoni, que conquistava todos ao seu redor com carisma, fé, caráter e disposição para trabalhar”, destacou o presidente Rodrigo Bacellar (União Brasil).

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-convoca-rafael-picciani-para-a-vaga-de-otoni-de-paula-pai/