O designer Tiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, vai assumir a vaga de Rafael Picciani na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ele se licenciou na última sexta-feira para retornar à pasta do Esporte e Lazer. Com isso, a Mesa Diretora, em edição extra do Diário Oficial, convocou o primeiro suplente do MDB nesta terça-feira (11/06).
TH é famoso no mundo do funk e entre jogadores de futebol, tendo confeccionado peças para o casal Léo Santana e Lore Improta, MC Poze do Rodo, o cantor L7 e o atacante do Real Madrid, Vinicius Junior. Em suas redes sociais, ele ostenta trabalhos em joias feitos para Neymar e o ex-jogador Adriano.
O novo deputado da Casa já foi preso pela Polícia Civil, em 2017, acusado de integrar uma quadrilha de traficantes e de ser responsável pela lavagem de dinheiro através de empresas do ramo de joias. Ele também foi acusado de pagar propina a policiais militares em troca de informações privilegiadas.
No processo eleitoral de 2022, segundo certidões no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), Silva concorreu ao cargo de deputado enquanto apelava de uma decisão de primeira instância na Justiça do Rio no processo em que responde por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
A defesa TH já emitiu uma em que afirma que ele “teve seu nome indevidamente associado a fatos que nada têm a ver com sua curva de vida e aderem como preconceituosa a associação de sua imagem a acontecimentos que já estão sendo devidamente esclarecidos na Justiça e que ao final restará comprovadas que não existe nenhuma ligação dele com os ocorridos”.
Em entrevista à Agenda do Poder, Picciani, apesar de disser que não estava “habilitado” para falar sobre o colega, chegou a considerar um preconceito “tentar julgá-lo antes dele ter a oportunidade de assumir”. Para ele, é o próprio TH que precisa responder pelas questões polêmicas. “Caso haja algum impedimento jurídico, aí cabe à Justiça resolver. Não é de ordem partidária, que é o que me liga a ele”, disse.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-convoca-th-joias-para-assumir-seu-mandato-parlamentar/