4 de abril de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) prestará uma homenagem à atriz e diretora Bárbara Santos, concedendo-lhe o Prêmio Dandara em reconhecimento à sua notável contribuição para o teatro e a cultura negra brasileira. A iniciativa, proposta pela deputada Renata Santos (Psol), foi aprovada na sessão desta quinta-feira (03).

Bárbara Santos destacou-se por sua marcante atuação como Filomena no filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, do diretor Karim Aïnouz, vencedor do Grand Prix, na mostra “Um Certo Olhar”,  no Festival de Cannes em 2019. Sua performance lhe rendeu uma indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2020, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Atualmente, Bárbara desempenha o papel de diretora artística no espaço teatral KURINGA, parte do grupo Madalena-Berlim, em Berlim, na Alemanha. Além disso, atua como consultora do Centro de Teatro do Oprimido, editora da revista METAXIS, diretora artística dos grupos Cor do Brasil, Madalena-Anastácia e da Cia Teatral CTO RIO, no Rio de Janeiro.

É também fundadora da Rede Ma-g-dalena Internacional de Teatro das Oprimidas, que reúne grupos teatrais da América Latina, África e Europa. Sua vasta experiência artística a levou a trabalhar em mais de 40 países.

Como uma artista multifacetada, Bárbara tem se dedicado a investigar e desenvolver abordagens artísticas inovadoras, explorando as interseções entre gênero, raça e classe sob uma perspectiva contextual. Suas criações artísticas são marcadas por estéticas feministas e um foco em processos criativos de som/ritmo.

Suas pesquisas e processos artísticos foram documentados em três livros de sua autoria, incluindo “Teatro das Oprimidas – Estéticas feministas para poéticas políticas”, disponível em português, espanhol e inglês.

Em reconhecimento à sua contribuição, foi instituído o Dia Estadual do Teatro das Oprimidas, celebrado em 15 de outubro, data que coincide com o aniversário de Bárbara Santos, que completou 60 anos em 2023, conforme a Lei Nº 9899, de 16 de novembro de 2022.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-homenageara-a-trajetoria-da-atriz-barbara-santos-com-o-premio-dandara/