
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (29) a concessão do Diploma Abdias Nascimento ao atacante Jhon Arias, destaque do time do Fluminense. A homenagem reconhece a luta do jogador pela promoção da igualdade racial e pela construção de uma sociedade democrática e plural, com pleno respeito e oportunidade para todos. A iniciativa é do deputado Carlos Minc (PSB), torcedor do Flamengo.
Nascido na Colômbia, Arias enfrentou uma infância de muitas dificuldades e privações, realidade semelhante à vivida por muitos jovens negros brasileiros. Criado sob a forte influência de sua avó, Concepción Becerra Rentería, o jogador carrega consigo valores fundamentais para o combate ao racismo e a afirmação da identidade negra.
O prêmio que leva o nome de Abdias do Nascimento, referência na luta pelos direitos da população negra, busca valorizar personalidades que honram a ancestralidade e promovem o quilombismo, filosofia que reconhece e fortalece as raízes africanas na formação da sociedade brasileira.
“A atuação de Jhon Arias em defesa da igualdade racial extrapola os gramados. Em depoimentos públicos, como na série documental “Herdeiro de Chico Guanabara”, o atleta demonstrou com clareza e firmeza o orgulho de sua negritude e seu preparo para enfrentar qualquer atitude racista, destacando-se tanto pela habilidade no esporte quanto pelo compromisso social”, justificou Carlos Minc.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-homenageara-jhon-arias-por-luta-antirracista-e-contribuicao-a-igualdade-racial/