
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu a Medalha Tiradentes, sua maior honraria, à escritora Ana Maria Gonçalves, autora do aclamado romance “Um Defeito de Cor”. A homenagem, proposta pela deputada Verônica Lima (PT), reconhece a importância da obra da autora para a literatura afro-brasileira e seu impacto na luta por justiça e igualdade.
Publicado há dez anos, o livro narra a história de Luisa Mahin, figura simbólica da luta negra no Brasil. Em uma mistura de ficção e realidade, a narrativa acompanha a trajetória da protagonista desde a infância na África até sua volta ao Brasil, décadas depois, em busca do filho perdido, o advogado abolicionista Luiz Gama.
A obra, que já é considerada um marco da literatura afro-brasileira, inspirou o enredo da escola de samba Portela no Carnaval de 2024. A azul e branca de Madureira conquistou o prêmio Estandarte de Ouro com um desfile que celebrou a luta antirracista e a memória da população negra.
A deputada destacou a relevância da obra de Ana Maria para a reconstrução da memória da população negra brasileira e para o fortalecimento da luta por justiça e igualdade. “‘Um Defeito de Cor’ nos devolve memórias que tentaram apagar, dá voz às mulheres negras e fortalece a luta por justiça e igualdade”, declarou.
Ana Maria, por sua vez, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do reconhecimento de sua obra para além dos círculos literários. “Ter o livro como inspiração do desfile da Portela foi extremamente importante para mim como escritora, porque ele furou a bolha da literatura, ele alcançou um público que nunca alcançaria se ficasse circulando nos meios da literatura”, afirmou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-homenageia-ana-maria-goncalves-autora-de-um-defeito-de-cor/