A Assembleia Legista do Rio de Janeiro (Alerj) deverá homenagear o boxeador Adilson Rodrigues, o Maguila, com a Medalha Tiradentes Post Mortem. O esportista morreu na semana passada, aos 66 anos, vítima da chamada “demência de pugilista”, causada por repetidas lesões na cabeça. A iniciativa é do deputado Marcelo Dino (União Brasil).
Maguila lutou profissionalmente por 17 anos, tendo subido ao ringue 85 vezes. Foram 77 vitórias – 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate. O cérebro dele, inclusive, foi doado à Universidade de São Paulo (USP) para estudo da Faculdade de Medicina. Em 2018, sofrendo com a degeneração da doença, ele deixou os termos para a doação com a família.
Segundo Dino, sua história de vida, que venceu a pobreza e o preconceito, é mais do que um exemplo. O deputado argumenta que mesmo treinando sem orientação profissional – ele golpeava os pneus -, Maguila se destacou no boxe. Entre os grandes feitos estão a vitória sobre James Smith “Quebra-Ossos” e o argentino Daniel Falconi.
“Adilson Rodrigues da Silva, o nosso Maguila, não lutou só no boxe, mas também lutou contra a fome, a pobreza, a falta de oportunidades e o preconceito. Mesmo assim, se tornou o maior peso pesado que o Brasil já teve”, justifica o deputado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-podera-homenagear-maguila-com-a-medalha-tiradentes-post-mortem/